GaBmed adota SAP Business One para atender demandas regulatórias e de negócios

1 de Março de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Uso de parâmetros preestabelecidos permitiu que implementação fosse concluída antes do prazo

São Paulo, Brasil – Eficiência e agilidade são fatores fundamentais no mercado de produtos médicos descartáveis e a GaBmed, importadora e distribuidora do setor, percebeu isso rapidamente. A companhia acaba de concluir a implementação do SAP Business One – feita com mais de dois meses de antecedência – e já começa a atestar os benefícios da solução.
O processo de expansão e a maturidade atingida pela companhia passaram a exigir um fluxo mais ágil de processos, questão que começou a ser resolvida no início de 2010. “Contratamos um consultor que organizou nossos processos e identificou nossos gargalos antes mesmo de definirmos que solução tecnológica utilizaríamos”, explica o consultor de TI responsável pelo projeto dentro da GaBmed, Milton Chicoli.

A escolha do primeiro sistema de gestão não foi difícil. Com os processos em dia, foi possível estabelecer de fato quais eram as prioridades. “Percebemos que os relatórios já existentes no SAP Business One eram totalmente aderentes aos nossos processos. Não foi preciso sequer desenvolver novas métricas”, diz Chicoli.

A implementação ficou por conta da G2 Tecnologia, parceira SAP, com grande experiência na área de saúde. No caso da GaBmed, o aplicativo veio acompanhado da solução fiscal BankSync, que estabelece comunicação bancária e automatiza processos originalmente manuais, e a Triple One, para emissão de nota fiscal eletrônica.

Agilidade
A diretora técnica da G2 Tecnologia, Glaucia Vieira, relata que a proposta inicial era entrar com o SAP Business One em produção no início de 2011. “Depois nos pediram que ele entrasse em produção em dezembro para a realização de testes. No final, conseguimos fazer o go-live no início de novembro, concluindo a implementação em apenas dois meses e antecipando o prazo inicial em 60 dias”, afirma Glaucia.

A executiva lembra que a organização de processos foi crucial para que o projeto fosse concluído em um prazo tão curto. Outro fator foi o envolvimento do consultor de TI responsável pelo projeto dentro da GaBmed, que participou da academia SAP oferecida pela G2. “Assim, o Milton Chicoli nos ajudou com o suporte interno aos usuários do sistema. Já os usuários chaves receberam treinamentos específicos, conforme sua área de atuação na GabMed, ministrados pela própria G2”, conta Glaucia. Além dos usuários, a GaBmed conta hoje com um consultor especializado na solução que também foi treinado pela G2.

O sistema está em operação há pouco mais de um mês – rodou em paralelo com o antigo durante 30 dias – mas já permite à GaBmed mensurar benefícios. Um dos gargalos da companhia era a organização do estoque já que, pela natureza de seu negócio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige que as empresas controlem que lotes foram vendidos para quais empresas. “Tínhamos problemas com a rastreabilidade que foram solucionados com alguns recursos e funcionalidades do SAP Business One, como o MRP (Material, Resource and Planning)”, lembra Chicoli.

Além do estoque, o consultor ressalta que o novo sistema de gestão permitiu que a companhia se adequasse às regras de uso da nota fiscal eletrônica, cumprissem as normas da Anvisa com mais facilidade e, principalmente, integrasse as áreas de planejamento, custos e estoque, melhorando a gestão do negócio. “Os resultados mostram que, desde a organização dos processos até a escolha do sistema, acertamos em nossas decisões”, diz.

Para o vice-presidente comercial da SAP, André Petroucic, a adoção do SAP Business One pela GaBmed reforça a aplicabilidade das soluções SAP para empresas de todos os segmentos e tamanhos. “O SAP Business One atende às demandas contínuas de um mercado em mudança constante. O software estimula a adoção pelo cliente, sobretudo quando se tem benefícios imediatos. Acompanhamos o rápido processo de implementação e estamos muito satisfeitos em poder apoiar o redesenho de operações e auxiliar o crescimento da companhia, finaliza o executivo.

Sobre o SAP Business One
SAP Business One é uma solução única que integra todos os processos da companhia por meio dos relacionamentos financeiros, vendas, relacionamento com os clientes, estoques e operações. É o aplicativo que atende melhor as empresas de pequeno porte cujas necessidades ultrapassaram a capacidade de seus sistemas. Com o SAP Business One, as  pequenas companhias podem otimizar operações end-to-end,obter informações completas e instantâneas, e acelerar um crescimento lucrativo. O SAP Business One oferece mais de 550 soluções add-on, específicas para cada setor e permite, ainda, a adoção de novas funcionalidades à sua versão padrão, atendendo assim processos específicos a cada negócio. Desde 2007 a SAP tem dobrado sua base de clientes que utilizam o SAP Business One. Disponível em mais de 80 países e em 26 idiomas, o SAP Business One oferece suporte por intermédio de uma extensa rede extensa de parceiros autorizados, contando com a confiança de milhares de clientes em todo o mundo. Informações adicionais sobre o aplicativo disponíveis no site www.sap.com/brazil/solutions/index.epx.

Sobre a GaBmed
Fundada em 1986 para produzir, distribuir e importar produtos médicos descartáveis, a empresa atendia basicamente consultórios de especialidades médicas. Em 1992, transforma-se em sociedade limitada e passa a importar e distribuir produtos também para hospitais. O crescimento continua e, em 2004, passa a se denominar como indústria e comércio.

Sobre a SAP
Como líder do mercado de software aplicativo empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a funcionar melhor. Desde os desktops até os equipamento móveis, a companhia oferece às pessoas e organizações a capacidade de trabalhar junto com mais eficiência e de usar insight nos negócios com maior efetividade para se manterem à frente da concorrência. Os serviços e as aplicações da SAP dão a mais de 109 mil clientes condições para funcionar com rentabilidade, se adaptar constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.

Informações para a imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Débora Strum, debora.strum@sap.com, Tel. 11 5503-2455

Baixar versão PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta