SAP lança próxima geração do GRC, permitindo uma visão unificada e maior controle sobre risco

13 de Abril de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

SAP BusinessObjects GRC Technology Foundation fornece arquitetura única e comum entre Dados Gerenciais, ERP e GRC, ajudando as organizações a garantir operações seguras e estratégias produtivas, com soluções bem recebidas por clientes como Levi Strauss & Co. e Westinghouse Electric Company

WALLDORF, Alemanha – A SAP AG (NYSE: SAP) anuncia o lançamento do software GRC (Governança, Risco e Conformidade), proporcionando um ambiente único e unificado para o suporte mais abrangente à gestão, monitoramento e análise do risco empresarial e atividades de conformidade. Após quase três anos em elaboração, a nova versão integra recursos de GRC em processos de negócios do dia-a-dia, ajudando a transformar a gestão de risco, conformidade regulatória, operações seguras e produtivas em um padrão e práticas consistentes.

A nova versão introduz uma aparência comum a todos os aplicativos da suíte GRC; incorporando relatórios e painéis de controle de inteligência de mercado (BI) e uma ferramenta gráfica para definir e descrever riscos. Os novos recursos tornam os produtos mais fáceis de utilizar, e permitem que as pessoas chamem a atenção de gerentes de negócio que têm pouca experiência de GRC para os riscos. Ao integrar as atividades de GRC em processos e aplicações empresariais, os executivos podem gerir seus negócios de forma proativa e estratégica, em vez de reativa.

O novo GRC do Portfólio SAP BusinessObjects é o próximo passo no caminho de informações gerenciais analíticas da SAP, para oferecer software de negócios amigáveis aos clientes que combine com as melhores práticas gerenciais de seu mercado e aplicações SAP de negócio. A nova versão unifica todas as atividades de GRC em uma plataforma padrão, e se conecta facilmente a outras peças do portfólio de dados gerenciais, para maior transparência, controle e suporte à estratégia corporativa.

O software oferece gerenciamento de políticas e recursos de auditoria, controles granulares de segurança, suporte empresarial e a capacidade de transportar e arquivar dados. Assim, ele ajuda os executivos a vencer os desafios comuns que resultam de soluções de GRC fragmentadas e desconexas: fraca visibilidade de exposição ao risco; processos reativos, ineficientes, onerosos ou manuais; enormes exigências de tempo e pessoal para gerenciar eficazmente risco e conformidade, e falta de alinhamento por não ter os processos de risco e conformidade incorporados ao negócio.

“À medida que as organizações crescem, elas precisam gerenciar diferentes tipos de riscos e controles para serem bem sucedidas”, disse o vice-presidente e analista distinto do Gartner, Paul Proctor. “Eles também precisam superar os desafios do aumento de exigências de auditoria e requisitos regulamentares em ambientes distribuídos. O software de gestão GRC pode ajudar as empresas a ter sucesso, automatizando processos tradicionalmente manuais para identificar e gerenciar riscos, de modo que a organização possa buscar novas oportunidades”, comentou Proctor.

Os aplicativos SAP BusinessObjects Access Control,  SAP BusinessObjects Risk Management e SAP BusinessObjects Process Control compartilham processos e dados, assim como especificações comuns, interface fácil de usar, e especificações para diferentes setores de indústrias e linhas de negócios. Esta abordagem unificada ajuda as empresas a ter gestão completa de todos os riscos e controles a partir de um único ambiente. Os clientes também ganham os seguintes benefícios:

  • Desempenho estratégico otimizado por meio da análise de risco em tempo real por todas as linhas da estratégia corporativa. Com ferramentas para gerenciar eficazmente os riscos e conformidades, as empresas podem operar com consciência muito maior do risco, para ajudar a melhorar o desempenho.
  • Visibilidade maximizada através de todos os riscos, conformidades, políticas e iniciativas de auditoria. Monitorando automaticamente o risco e a eficácia de conformidade, gerentes de negócios podem identificar, responder e prevenir proativamente os riscos potenciais e violações de conformidade, antes que eles ocorram. Identificação automática e priorização de riscos combinados com alertas proativos e escalações permitem aos gestores tomar medidas imediatas sobre os riscos e violações de conformidade mais críticos.
  • Aumento da eficiência operacional para aumentar o valor e ajudar a reduzir o custo dos programas de GRC. Automatizando a atividade de gestão de risco crítico, conformidade e monitoração as organizações podem minimizar os custos associados e os esforços necessários. Além disso, uma plataforma tecnológica padronizada conduz a custos mais baixos de configuração e gestão, e permite às empresas aproveitar as habilidades SAP existentes de seus funcionários.
  • Construtor “Bow-tie” para definir e configurar riscos e métricas de risco. Pela interface fácil de usar, as pessoas podem trabalhar em colaboração, com uma linguagem comum, para criar metodologias para gerenciar e remediar riscos. Isso ajuda a promover uma melhor compreensão dos contextos em que os riscos devam ser avaliados, e pode ajudar a tornar a gestão de conformidade e risco em iniciativas estratégicas para a organização como um todo.
  • Capacidade de gestão do ciclo de vida de Políticas, automatizando e simplificando a definição de políticas e seu escopo, análise e aprovação, além dos processos globais de gestão. Isso permite às empresas implementar e dar suporte as atividades de gestão de forma transparente e colaborativa no ciclo de vida da política.
  • Abertura para conteúdo criado por parceiro, permitindo soluções sob medida de risco e conformidade que atendam às necessidades específicas de setores de atividade de alto risco e altamente regulamentados, tais como serviços financeiros, petróleo e gás, utilities, indústria aeroespacial e defesa e ciências da vida. Embora avançando em cada área do núcleo de GRC, a SAP também trabalhou em paralelo para criar uma plataforma que permite aos clientes se beneficiar da especialização em domínio e conteúdo do vibrante ecossistema de parceiros SAP.

Estratégia de GRC da SAP, soluções bem recebidas pelos clientes e parceiros em nível mundial

“Com os usuários localizados em todo o globo e múltiplos sistemas SAP, gerenciar risco de acesso de usuário eficazmente é uma preocupação de auditoria para a maioria das empresas, e a Levi Strauss & Co. não é exceção”, disse o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Levi Strauss & Co., Tammy Amirault. “Em nosso esforço para melhorar a estratégia global de conformidade da Levi e o modelo de provisionamento de usuário, os recursos centralizados que a nova versão do SAP BusinessObjects Access Control proporciona são muito oportunos e se ajustam muito bem à abordagem global de SAP na Levi.”

“A oportunidade de experimentar na conferência SAP GRC deste ano as capacidades da nova gestão de identidade e o SAP BusinessObjects Access Control 10.0 confirmaram minha crença de que GRC continuará a servir a Westinghouse como uma solução estratégica para a conformidade com regulamentos e gerenciamento eficaz de identidade”, disse Matt Tolbert, gerente global, Segurança da Informação da Westinghouse Electric Company.

Baseando-se no catálogo substancial de soluções complementares do ecossistema de parceiros da SAP, a base de tecnologia GRC da SAP BusinessObjects incorpora as melhores práticas de processos e conteúdo específicos de setor ou linha de negócio e gerenciamento de conformidade. Isto permite aos clientes atingir rapidamente velocidade com a gestão de determinados riscos e requisitos regulamentares para suas empresas e setores de atividade. Eles também podem oferecer suporte eficiente a novos requisitos de setor de atividade à medida que surgirem, identificando e alinhando riscos específicos com as políticas e procedimentos de suporte necessárias.

“Sempre que um novo problema de risco ou conformidade atinge as manchetes dos jornais, a pergunta na mente de cada executivo é: “Isso pode acontecer conosco”? E as soluções de GRC da SAP BusinessObjects proporcionam a mais abrangente plataforma para profissionais de risco e conformidade responder a esse tipo de pergunta difícil”, disse o vice-presidente de grupo Soluções de GRC da SAP, Jim Dunham. “As empresas mais bem administradas enfocam GRC como um facilitador de melhor desempenho empresarial que pode ajudá-los a proteger valor e otimizar o desempenho organizacional”.

Para obter mais informações, visite a sala de imprensa de Business Analytics. Siga a SAP BusinessObjects no Twitter em @businessobjects.

Sobre a SAP
Como líder do mercado de software aplicativo empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores a funcionar melhor. Desde os desktops até os equipamento móveis, a companhia oferece às pessoas e organizações a capacidade de trabalhar junto com mais eficiência e de usar insight nos negócios com maior efetividade para se manterem à frente da concorrência. Os serviços e as aplicações da SAP dão a mais de 109 mil clientes condições para funcionar com rentabilidade, se adaptar constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Baixar versão PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta