Soluções SAP presentes no setor varejista global de luxo

24 de Maio de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0



Salvatore Ferragamo e Harrods são exemplos de gestão profissional baseada em tecnologia SAP. Evento “Desafios do Varejo”, dia 25 de maio, conta com palestra do CIO da Harrods

São Paulo, Brasil — Além de ter o desafio de vender para diversos públicos, de todas as classes e países, a loja de departamento Harrods, de Londres, precisa aumentar faturamento e lucratividade sem aumentar, por estratégia, o número de pontos de venda.

Segundo David Llamas, CIO da Harrods, a Tecnologia da Informação apoia os negócios da empresa. No próximo dia 25, ele participa do evento “Desafios do Varejo – Consumidores Conectados, Interação com o Varejista”, no Hotel Hyatt, com a palestra “Todas as coisas, para todas as pessoas, em todo lugar”. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pelo telefone (11) 4688-2081, ou pelo email sap@promovisao.com.br.

Os varejistas interessados em participar do evento, presencialmente ou online, com transmissão ao vivo, podem acessar o link abaixo:

https://event.on24.com/eventRegistration/EventLobbyServlet?target=registration.jsp&eventid=311003&sessionid=1&key=D0ABADA0FEBA0B4DCFAC7FC77AD91A9A&text_language_id=P&partnerref=EmailConvite&sourcepage=register

Salvatore Ferragamo e SAP

Além da loja londrina Harrods, as soluções SAP para o varejo – SAP Retail — são utilizadas pela fabricante de artigos de luxo Salvatore Ferragamo , que se encontra na situação feliz de enfrentar mais demanda para os seus produtos, especialmente na região Ásia/Pacífico. No entanto, os sistemas de TI atuais — projetados basicamente para empresas locais limitadas — encontram dificuldades para dar suporte a este nível de crescimento regional.

Para atender às demandas dos consumidores e se posicionar para uma expansão adicional, a Ferragamo selecionou o software de negócios da SAP. O objetivo da Ferragamo é racionalizar seus processos de negócios globais ao longo de toda a cadeia de valor da empresa, desde as funções de retaguarda, como a área financeira, até os pontos de venda em suas lojas de varejo. O novo sistema permite que a Ferragamo compreenda melhor os seus clientes e negócios, ganhe eficiência operacional para promover maior rentabilidade e tenha capacidade de adaptação para tirar proveito das melhores oportunidades de crescimento.

Fundada em Florença em 1927, a Ferragamo estendeu sua presença no varejo ao longo da Europa, América do Norte e Ásia com aproximadamente 2.600 funcionários e mais de 550 lojas. Recentemente, o crescimento mais forte da empresa ocorre nos mercados emergentes na Ásia, que agora representam mais de 50 %  das suas vendas anuais. A Ferragamo abriu dez butiques novas na China em 2010, elevando para 45 o número total de lojas naquele país. A empresa precisou enfrentar o grande desafio de criar processos de gestão padronizados para estes novos locais e alinhá-los com as operações globais. Sem o insight e o controle adequados, por exemplo, alguma incoerência não prevista na cadeia de suprimento poderia provocar a falta de um item popular nas lojas de varejo. Ao harmonizar seus processos de negócios globais em uma plataforma de TI integrada da SAP, Salvatore Ferragamo obtém uma fonte única do que é verdadeiro, com dados coerentes em todas as operações de negócios, desde o fornecedor até o cliente na loja. Isto ajuda o fabricante de artigos de luxo a tomar decisões de negócios coerentes com base nas informações mais precisas e recentes, ajudando assim a garantir que o produto certo esteja disponível no momento certo e oferecido por meio de múltiplos canais, onde for mais necessário.

“No mercado internacional de artigos de luxo, extremamente competitivo, estamos determinados a nos distinguir por um compromisso inabalável com a qualidade e o atendimento dos clientes”, comentou Michele Norsa, diretora geral da Salvatore Ferragamo. “Para atender este compromisso, precisamos ter um insight completo e confiável de todos os nossos processos de negócios, desde a sede na Itália até as nossas butiques na China. A SAP é uma fornecedora global de tecnologia da informação capaz de atender às nossas necessidades de capacidades funcionais racionalizadas, arquitetura centralizada e suporte multinacional. A implantação das soluções SAP nos dá um sistema padronizado que leva coesão às nossas operações globais e nos ajuda a garantir que continuaremos a fornecer a alta qualidade de serviço que os nossos clientes esperam.”

A solução SAP® for Retail foi adquirida para ajudar a Salvatore Ferragamo a transformar o cenário atual de sua TI, proporcionando um controle centralizado para gestão e distribuição do estoque — desde as lojas independentes até as mercadorias disponíveis para compra on-line. A plataforma de integração SAP NetWeaver® Process Integration ajuda a empresa a conectar os seus sistemas legados com as novas soluções da SAP, permitindo o intercâmbio confiável de processos e informações em todas as aplicações de negócios distribuídos e regiões. O componente SAP NetWeaver® Business Warehouse gera um banco de dados coerente de informações, oferecendo à Ferragamo transparência total para permitir melhores decisões comerciais. Estas implantações servem como a fundação de uma estratégia de negócios coerente em toda a empresa, oferecendo à Ferragamo um modelo de governança que possa ser usado para entrar nos novos mercados geográficos conforme necessário, de modo rápido e perfeitamente coerente.

A entrada em atividade do novo sistema da SAP começou, com sucesso, conforme programado, em janeiro de 2011 no escritório corporativo da Ferragamo em Hong Kong, e continuará a ser implantado nas lojas de varejo em Hong Kong e Macau até o fim de junho de 2011. As operações em Taiwan e na China estão programadas para entrar em atividade até o final do ano.

“Com uma base de clientes global e com experiência em tecnologia, os varejistas internacionais como a Ferragamo estão sob muita pressão para dar uma experiência de qualidade aos compradores nas lojas e on-line”, declarou Agostino Santoni, diretor gerente da SAP Itália. “Somente com visibilidade global em tempo real e o alinhamento subsequente das operações internas eles serão capazes de atender estas expectativas. Com as novas soluções da SAP — desde gerenciamento de estoque até armazenamento de dados (data warehousing) — a Ferragamo irá simplesmente funcionar melhor, com mais rapidez e de modo mais inteligente. A primeira implantação bem sucedida em Hong Kong estabelece o pano de fundo para um lançamento global que dá suporte à marca Ferragamo em todos os mercados novos e existentes.”

No Brasil a solução SAP Retail está presente em dezenas de varejistas, como a Lojas Marisa, que também é palestrante no evento “Desafios do Varejo”. Sua apresentação aborda os resultados positivos que foram alcançados com a implementação desta solução.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 170 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse nossa sala de imprensa http://latam.news-sap.com/, ou siga-nos no Twitter@SAPNoticiasLAC.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 3677-0353
Luciana Coen, lcoen@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Baixar arquivo PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta