Prefeitura de Americana integra rede de saúde

11 de Agosto de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Projeto de informatização e integração das unidades do sistema municipal de saúde tem tecnologia SAP como base

São Paulo, Brasil – Até o final de 2011, a cidade de Americana, no Interior de São Paulo, contará com toda a sua rede de saúde informatizada e integrada. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto prevê a informatização e integração das 34 unidades de saúde do município, o que inclui quatro unidades de pronto atendimento, 24 unidades de saúde, um Núcleo de Especialidades, uma Central de Regulamentação, um Centro de Atenção Psicossocial Adulto, um Centro de Atenção Psicossocial Infantil, um Hospital Infantil e o Hospital Municipal.

Toda a rede será integrada pelo sistema Health One, solução verticalizada desenvolvida pela G2 Tecnologia sobre o SAP Business One. “O Health One complementa o SAP Business One transformando-o em um poderoso ERP para a área da saúde, controlando literalmente desde a entrada do paciente até a contabilidade”, diz o diretor executivo da G2, Gilberto Vieira Filho.

O executivo explica que, com a integração, a cidade de Americana vai unificar seu sistema de saúde, passando a gerar indicadores, controlar medicamentos e estoques, faturamento, despesas e, principalmente, gerenciar com eficiência o atendimento aos cidadãos. Com a tecnologia SAP, a Secretaria de Saúde terá, por exemplo, informações sobre procedimentos feitos nos pacientes e controle de prontuário, sabendo onde ele foi atendido e que medicamentos retirou.

“Antes do projeto, só o Hospital Municipal contava com um sistema de gestão desenvolvido internamente. Em todas as outras unidades, o processo de atendimento era feito manualmente pelos funcionários, que usavam uma agenda de consultas”, conta Gilberto.

Evolução

O projeto de implementação da solução foi iniciado em março deste ano e a previsão é que todo o sistema esteja completamente integrado até dezembro. O processo começou pelos quatro Prontos Atendimentos (nos bairros Zanaga, Gramado, Mathiensen e São José) e suas respectivas Unidades Básicas de Saúde. Nestes, o sistema SAP da G2 Tecnologia começou a rodar em maio.

As unidades de Pronto Atendimento do Zanaga, Mathiensen, São José, Gramado e UBS Central já estão informatizadas. Na sequência desta primeira etapa virá a Unidade Básica de Saúde São Vito. A segunda etapa contemplará as UBS da Vila Galo, Jardim Brasil, Jardim Alvorada, Jardim Ipiranga, Núcleo de Especialidades e Hospital Infantil.

“Em paralelo estamos realizando o treinamento dos funcionários. Não se trata apenas de aprender a usar o sistema, mas de estabelecer processos”, informa Gilberto. Ele lembra que todo novo paciente deverá ser lançado no sistema, que terá campos para a qualificação de doenças e seu respectivo atendimento. 

Cartão saúde

Um dos aspectos mais interessantes da informatização da área de saúde em Americana é que o novo sistema possibilitou a criação do Cartão Saúde, que atenderá as determinações do Plano Municipal de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e identificado pelo Instituto Via Pública como um dos itens essenciais para a melhora do atendimento na cidade.

O cartão contém o nome, a data de nascimento, a cidade, o número do cartão saúde de Americana e possui três classificações: adulto, infantil e preferencial. Através do SAP Business One Health One, os dados do paciente são associados ao cartão SUS. Com ele, todo atendimento feito pelo usuário do Sistema Único de Saúde em qualquer unidade do município será registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos, vacinas, entre outros.

“Com o cartão, o sistema poderá acompanhar o paciente em diferentes atendimentos feitos na cidade”, completa Gilberto, lembrando que o cadastro do banco de dados também está sob a responsabilidade da G2. Até agora, oito mil pessoas foram cadastradas e a expectativa é que 60% dos 210 mil habitantes da cidade obtenham seu cartão.

Quando estiver totalmente implementado, o Cartão Saúde permitirá que a Secretaria de Saúde lembre os usuários sobre a realização de exames preventivos, vacinas em atraso, agendamentos de consultas e até campanhas de prevenção. De seu lado, o governo municipal poderá fazer o acompanhamento dos fluxos assistenciais, racionalização do uso de materiais e medicamentos, gerenciamento do estoque, revisão dos critérios de financiamento e racionalização dos custos, estatísticas confiáveis de todo o atendimento da rede, otimização dos recursos humanos, levantamento de dados e mapeamento de ações de prevenção e aperfeiçoamento do faturamento SUS com o aumento de receita federal.

“É mais um passo na informatização da cidade. Nossos esforços estão voltados para um melhor atendimento através da modernização e conseguimos tirar do papel o projeto de informatizar a rede. Com isso, a população terá mais agilidade e otimização quando for utilizar o serviço público de saúde”, garante o prefeito de Americana, Diego De Nadai.

O secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, comenta que a ideia é também combater o absenteísmo que hoje ocorre com frequência na rede e a duplicidade de agendamentos e pedidos de exames. “O sistema vai ajudar não só os usuários, mas a Secretaria de Saúde, que poderá, através de relatórios precisos e seguros, criar campanhas e ações pontuais em determinados bairros. Os benefícios vão além disso. Poderemos identificar, por exemplo, porque determinado paciente tem procurado tanto o pronto-socorro e não a UBS”, acrescenta.

Para o diretor comercial para o setor público da SAP Brasil, Valdemir Marques, a adoção do SAP Business One Health One pela Prefeitura de Americana reforça a aplicabilidade das soluções SAP para o setor público. “A solução atende às demandas contínuas da nova geração de gestão administrativa que busca uma melhor gestão de recursos. A iniciativa torna o município de Americana um modelo de boas práticas de administração pública e oferece benefícios imediatos como: melhor gestão de recursos com transparência, controle dos gastos da máquina pública e mais qualidade e eficácia no atendimento ao contribuinte”, afirma o executivo.

A SAP oferece soluções pré-configuradas para as prefeituras que buscam uma melhor gestão administrativa de seus recursos e também oferecem benefícios sociais aos cidadãos. “Estamos acompanhando o rápido processo de implementação e a SAP está muito satisfeita em poder apoiar a reorganização da rede de saúde da Prefeitura de Americana, finaliza Marques.

Os Estados Brasileiros têm até 2012 e os municípios até 2013 para se adequarem ao novo padrão contábil do setor público. Com este passo em direção a informatização e integração da rede de saúde da Prefeitura de Americana, o município já está se preparando para atender às Normas Brasileiras de Contabilidade para o setor público que entrará em vigor em 2013.

 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 172 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0800 ramal 899 

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554 

Baixar versão PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta