Moinho Belarina aposta em soluções SAP para suportar seu crescimento

1 de Setembro de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Ciente de seu potencial de crescimento, empresa decide adequar processos a melhores práticas de mercado e se preparar para o aumento de seus negócios


SÃO PAULO, Brasil — Há pouco tempo no mercado de produção de farinhas, massas e biscoitos, o Moinho Belarina tem por trás de seus negócios gestores experientes, que atuam no ramo há anos. Cientes do potencial de crescimento da empresa – e diante do aumento de negócios experimentado recentemente -, os diretores do Moinho Belarina decidiram investir em um sistema de gestão empresarial capaz de organizar processos corporativos de forma a preparar a companhia para o futuro.

Em dezembro de 2010, a empresa iniciou o projeto de implantação do SAP ERP All-in-One Baseline Brasil de Manufatura e do GRC – Nota Fiscal Eletrônica. Até então tinha um sistema que não suportava a integração entre as áreas, nem tampouco o rastreamento de processos. “Escolhemos o sistema da SAP porque ele nos permite fazer diversas adequações em seu funcionamento sem a necessidade de alterar a sua programação”, afirma o gestor do projeto no Moinho Belarina, Sérgio Yokogawa. “Essa possibilidade reduz drasticamente o número de erros e de “efeitos colaterais” (alterações em uma parte do sistema que refletem de maneira inesperada em outra) ao alterar alguma função do sistema, pois as combinações e possibilidades foram previamente testadas pelo fabricante do ERP”, explica.

Outro aspecto do SAP levado em conta na hora da escolha foi a competência de escalabilidade do sistema para acompanhar o crescimento da empresa conforme seus processos ganham complexidade.

O Moinho Belarina possui fábricas em Uberlândia no Estado de Minas Gerais, em Cuiabá, no Mato Grosso e em Curitiba no Paraná, além de presença com escritórios nos Estados de Minas Gerais, Paraná e dois centros de distribuição no interior paulista. Por conta dessa distribuição geográfica, também precisava de ferramentas que permitissem a rastreabilidade de seus processos e operações. E o SAP ERP atende a essas necessidades. “Precisávamos de um ERP que abrangesse todas as áreas de negócios desde a compra da matéria-prima até a entrega e recebimento do cliente”, diz Yokogawa.

Sem descartar uma eventual abertura de capital ou um acordo com investidores, o Moinho Belarina entende a importância de manter processos organizados conforme as melhores práticas de negócios, bem como de atender a todas as exigências legais.

Para o vice-presidente comercial da SAP Brasil, André Petroucic, a adoção do SAP ERP All-in-One Baseline Brasil de Manufatura e do GRC – Nota Fiscal Eletrônica pelo Moinho Belarina reforça a aplicabilidade das soluções SAP. “O contrato do Moinho Belarina é uma grande conquista e comprova como nossas soluções e serviços são adequados a empresas de todos os tamanhos e segmentos. Estamos satisfeitos em apoiar na reorganizar de processos e auxiliar no crescimento da empresa”, comemora o Petroucic.
Com o suporte da Essence Consultoria, parceira de integração SAP, o Moinho Belarina colocou os novos sistemas em operação já em março deste ano. A partir de então espera colher os frutos da melhor gestão de seus negócios de ponta a ponta.

Sobre o Moinho Belarina
O Moinho Belarina fabrica diferentes tipos de farinhas para uso doméstico e industrial, massas e biscoitos. Possui plantas de produção em Uberlândia em Minas Gerias, em Cuiabá no Mato Grosso e em Curitiba no Paraná, além de escritórios nos Estados de Minas Gerais, Paraná  e dois centros de distribuição no interior de São Paulo (Bauru e Ribeirão Preto). Acesse o site www.belarina.com.br.

Sobre a Essence Consultoria
Especializada em Tecnologia e Informação para negócios, a Essence e seus mais de 400 profissionais oferecem consultoria e outsourcing com qualidade, conhecimento e criatividade a mais de 50 clientes em toda a América Latina. Combinando metodologias, ferramentas e profissionais certificados, a empresa é focada em soluções corporativas e trabalha com cinco unidades de negócios: Projetos, Sistemas para Gestão, Service Desk, Fábrica de Software e Outsourcing de Profissionais. Localizada em São Paulo, a Essence é parceira SAP. Entre seus clientes estão empresas como Bayer, Comgás, MRV, Cosan, Cyrela, Gafisa, GM, Lojas Marisa, MAC, Novartis, Rossi, Pepsico do Brasil, Tecnisa.

Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 17 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354
Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0800 ramal 899

 

SAP do Brasil
Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF

Tags: , , ,

Deixe uma resposta