SAP e Fundo de População das Nações Unidas apresentam estudos analíticos sobre chegada da população mundial a sete bilhões de pessoas

28 de Outubro de 2011 Por SAP Notícias Brasil 0

Com tecnologia da SAP, ONU, governos locais, economistas e organizações não-governamentais terão acesso a dados que possibilitam melhor alocação de recursos e tomadas de decisões

PALO ALTO, Califórnia — Como parte de sua visão para ajudar o mundo a funcionar melhor, a SAP e o UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, divulgaram dois dashboards (painéis de controle interativos) sobre a população mundial utilizando tecnologia de estudos analíticos da SAP. O objetivo é ajudar a gerar maior transparência e conscientização sobre as tendências e dados populacionais básicos da ONU (Organização das Nações Unidas). Os dashboards estão disponíveis para o público no site www.7billionactions.org e serão usados pela ONU, governos locais, economistas e organizações não governamentais (ONGs) para a tomada de decisões sobre a melhor maneira de alocar fundos e recursos que causem o maior impacto em um mundo de sete bilhões de pessoas e que continua a crescer.

Até pouco tempo, uma análise destes números com base em fatos levaria meses, uma vez que é necessário organizar planilhas de dados de centenas de escolas, departamentos e órgãos governamentais. Atualmente, graças aos novos painéis de controle interativos de população, recém-criados pela SAP para o UNFPA, usando dados da ONU provenientes de diversas instituições, qualquer pessoa poderá acessar, interagir, clicar onde quiser e fazer superposições com estas informações.

Lançados no primeiro dia da “Contagem regressiva de sete dias para um mundo de sete bilhões”, os dashboards de população do UNFPA permitem uma análise do impacto do aumento da população em áreas chave — inclusive educação, saúde, desenvolvimento da alfabetização, idade e gênero — por meio da compilação de dados da ONU coletados por várias entidades. A análise, que pode ser feita instantaneamente em um laptop ou equipamento móvel em qualquer lugar do mundo, permite que legisladores, professores universitários, empresários e cidadãos desenvolvam e ajustem políticas e iniciativas tomando decisões com base em fatos.

“A SAP forneceu uma ferramenta útil e intuitiva, que oferece dados demográficos globais importantes em um formato visualmente atraente”, disse Vijay Kanal, diretor de Serviços de Consultoria de ICT, BSR. “Imagino que os especialistas em planejamento e políticas tanto no setor público como privado vão considerar este recurso útil para análises e projeções. A BSR também poderá usar esta ferramenta em projetos futuros que precisam deste tipo de dados para o engajamento dos clientes na sustentabilidade dos negócios.”

“O marco de sete bilhões é um desafio, oportunidade e convocação para agir, garantindo que todos possam ter direitos iguais e dignidade”, comentou o Dr. Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do UNFPA. “Os parceiros do setor privado como a SAP podem ter um papel importante, juntamente com a sociedade civil, o meio universitário, governos e o sistema das Nações Unidas, na aceleração do progresso, em especial para mulheres e meninas no mundo em desenvolvimento.”

Os dashboards, especialmente úteis em países com população jovem elevada, abordam questões atuais e futuras de emprego e assistência de saúde. Metade da população do Paquistão, por exemplo, é de jovens com menos de 19 anos. Os índices de matrículas de meninas na escola primária são elevados no mundo todo, próximos aos dos meninos, mas os seus índices de conclusão são inferiores a 50% na maioria dos países em desenvolvimento. Dados do Banco Mundial indicam que cada ano de escolaridade no ensino fundamental aumenta os salários das meninas em 10 a 20 por cento. Com base neste relatório, o investimento na educação das meninas poderá dar sustentação ao bem-estar futuro do Paquistão.

A avaliação de dados revela também um acontecimento paradoxal — um mundo mais jovem que também está envelhecendo. As análises das informações evidenciam que dois terços da população têm menos de 40 anos de idade. O mundo abriga a maior geração de jovens na história, aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas. Esta população jovem representa um desafio enorme, mas também uma oportunidade, se ela for capaz de participar das oportunidades econômicas e de ajudar na criação da prosperidade futura. Ao mesmo tempo, o mundo assiste o crescimento no número de idosos — de 700 milhões em 2009 para 2,4 bilhões no meio do século. Em 2050, a quantidade de pessoas em idade de trabalho disponível para sustentar cada pessoa com pelo menos 65 anos de idade vai cair para a metade em todo o mundo, sobrecarregando com isso o financiamento de aposentadorias e das atividades de apoio social dos governos.

A SAP forneceu dois dashboards de população usando o software SAP Crystal Dashboard Design, capazes de ajudar na geração de maior transparência e conscientização sobre as tendências e dados populacionais básicos da ONU. Isto ajuda a ONU e os governos a tomarem decisões mais bem informadas. A tecnologia e as soluções da SAP também ajudam as pessoas a interagir com dados populacionais, compreender os desafios e explorar oportunidades para abordar questões sobre a dinâmica da população em constante mudança.

A campanha global do UNFPA, 7 Billion Actions, mobilizou um grupo diversificado de agentes da ONU, empresas, organizações e pessoas para inspirar ações sobre questões fundamentais relativas ao crescimento da população. Em colaboração estreita com membros de outros grupos de trabalho, a SAP se comprometeu a desenvolver soluções de tecnologia para ajudar a promover inovações sociais e mudanças globais.

“A população mundial está quase atingindo sete bilhões, o que apresenta uma oportunidade excelente para a tecnologia ter um papel ativo no compromisso global com um mundo saudável e sustentável”, comentou Steve Lucas, gerente geral de Estudos Analíticos de Negócios e Tecnologia na SAP. “Fornecemos dashboards que ajudarão a organização a criar uma conscientização global sobre as oportunidades e desafios associados a uma população de sete bilhões de pessoas. O UNFPA estará mais bem equipado para inspirar governos, organizações não governamentais, o setor privado, a mídia, o meio universitário e indivíduos a agirem de modo a causar um impacto socialmente positivo no mundo.”

Sobre o UNFPA

UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, é um órgão de desenvolvimento internacional que promove o direito de cada mulher, homem e criança de usufruir uma vida saudável e com oportunidades iguais. O UNFPA apoia países na utilização de dados populacionais em políticas e programas para redução da pobreza e garantia de que cada gravidez seja desejada, cada nascimento seja seguro, cada jovem esteja livre do vírus HIV e cada mulher e menina seja tratada com dignidade e respeito. Acesse o site: www.unfpa.org

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 172 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

Revista Spectrum no iPad: disponível gratuitamente no site da App Store. Faça o download para ler sobre gestão de negócios, inovação e tendências.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Silvana Pareja, spareja@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0800 ramal 899

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta