SAP Labs Latin America promove estágio de verão para estudantes do Rio Grande do Sul

1 de Fevereiro de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Idealizado para alunos cuja grade curricular impossibilita o estágio nos semestres letivos, o UFRGS Summer Project recebe seis estudantes durante dois meses em São Leopoldo

São Paulo, Brasil – Com a chegada do verão, muitos jovens se preparam para a programação de férias. Viagens, festas, ficar sem fazer nada. Entregar-se a uma rotina livre de preocupações. Depois de um longo ano de estudos, quem não pensa em aproveitar os dias sem pensar no amanhã? Em meio a toda esta euforia, há quem faça exatamente o contrário: aproveita o tempo livre para investir na carreira

Foi pensando nisso que seis alunos dos cursos de engenharia e ciências da computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se inscreveram no “UFRGS Summer Project”. Trata-se de um programa de estágio idealizado pelo SAP Labs Latin America especialmente para os alunos da universidade federal, que tradicionalmente não dispõem de tempo para participar de estágios durante os semestres letivos.

Hoje, Rafael Galuchka, Lucas Rigo, Miller Biazus, Pedro Morales, Francis Mwanza e Tiago Jost participam de projetos de desenvolvimento dentro da empresa.  Três alunos estão trabalhando com localização de software, isto é, a adequação do produto para os mercados específicos da América Latina e Europa, e os outros estão em contato direto com os parceiros da SAP, grupo de empresas que, entre outros serviços, implementam as soluções da companhia.

Este modelo especial de estágio é uma oportunidade única tanto para a empresa quanto para o aluno. Se por um lado eles vivenciam as práticas diárias da futura profissão, por outro a SAP ganha em conhecimento acadêmico trazido pelos alunos de uma das melhores universidades do país. A duração de dois meses do estágio coincide com o recesso escolar, uma vez que no período das aulas seria difícil conciliar o horário das mesmas com esta atividade.

“Sabemos que o período acadêmico torna difícil a conciliação dos horários de aula com a jornada de trabalho e o período de férias é uma grande oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre outras tecnologias. Neste sentido, o Summer Project é uma grande possibilidade para isso”, observa Pedro Morales.

Isso permite que os jovens adquiram uma experiência que certamente irá impulsioná-los no mercado de trabalho. “A própria atitude de utilizar o período de férias para investir na carreira por si só já conta pontos no currículo”, observa Adriana Kersting, diretora de Recursos Humanos do SAP Labs Latin America.

“O estágio de verão na SAP está nos proporcionando experiências maravilhosas, sobretudo no que diz respeito à visão da sólida organização que existe por trás do desenvolvimento de software em uma grande empresa.Esta é uma grande oportunidade de, acima de tudo, viver o ambiente de desenvolvimento de tecnologias de ponta, criando um link forte entre o mundo acadêmico e o mundo corporativo”, afirma Morales.

“Outro aspecto a ser observado é a convivência com pessoas de várias partes do mundo. Por ser uma multinacional, a empresa oferece um ambiente rico em diversidade cultural e isso é uma experiência valiosa para o currículo de um jovem profissional”, afirma Adriana. Alemães, americanos, indianos, espanhois, pessoas de várias nacionalidades circulam pelos corredores do SAP Labs. Um exemplo desta diversidade vem de um dos próprios participantes do estágio, Francis Mwanza.

Francis é natural do Congo e mora no Brasil há 3 anos. Agora, além de participar de um programa de mobilidade acadêmica em parceria com uma universidade brasileira, ele também leva na bagagem esta experiência em uma conhecida empresa do ramo de software de gestão empresarial.

“Temos convicção de que com a formação acadêmica de qualidade que estamos recebendo nos cursos de Engenharia e Ciência da Computação na UFRGS, recentemente avaliados como os melhores do Brasil, teremos capacidade de consolidar nossas carreiras em posição de destaque e ser de grande utilidade para o desenvolvimento de novas tecnologias na SAP”, diz Morales. De fato, cerca de 95% dos estagiários que passam pelo SAP Labs acabam contratados pela companhia.

O UFRGS Summer Project é apenas uma das iniciativas da SAP de inserção de estudantes no mercado de trabalho. Atualmente, o Rotation Program, programa de estágio onde alunos dos cursos de TI passam por quatro diferentes áreas dentro da SAP durante o período de 2 anos, está com suas inscrições abertas. Se você se interessou e gostaria de se candidatar, acesse http://migre.me/7HssZ.

 

Sobre o SAP Labs Latin America

Fundado em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre, o SAP Labs é a primeira localidade de desenvolvimento e suporte da SAP na América Latina focada em atender e capacitar clientes e parceiros dessa região. O centro da SAP no Brasil é um dos 15 mantidos pela companhia em todo o mundo. Ele promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local através de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizado no pólo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Gold Leed de sustentabilidade, o SAP Labs possui 510 funcionários e foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a 3ª melhor empresa de TI para se trabalhar pela revista Exame.

Sobre a SAP:

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde o chão de fábrica às salas de reunião, de armazéns de depósito a pontos de venda e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar suas percepções de negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 183 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar com rentabilidade, adaptar-se constantemente e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR

Revista Spectrum no iPad: disponível gratuitamente no site da App Store. Faça o download para ler sobre gestão de negócios, inovação e tendências.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa do SAP Labs Latin America

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Fernanda Ângelo, fe.angelo@terra.com.br, Tel. 11 5812-4127

SAP Labs Latin America

Luciana Janczak, luciana.janczak@sap.com, Tel. 51 3081-1408

Baixar versão PDF

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta