A importância das métricas

13 de Abril de 2012 Por SAP Blogs 0

É sabido que qualquer projeto é apenas um desejo se não se estabelecem métricas que indiquem o êxito ou não da atividade a ser realizada. E este processo de medição se torna quase obrigatório quando pensamos na quantidade de soluções analíticas existentes.

Compreender a importância das métricas é começar a entender como cada tarefa que realizamos impacta no conjunto total de nossa organização:

Controle: as métricas nos dão o controle sobre o que está acontecendo e nos permite avaliar, analisar e tomar decisões acertivas.

Relatórios:  talvez a função mais comum  que damos às métricas de negócios. Medimos e entregamos relatórios, já que sempre contamos com superiores, colegas ou colaboradores aos quais devemos mostrar as métricas e indicadores mais importantes do trabalho realizado.

Segmentação: A maior parte da informação é, de fato, inútil. Por isso, não se afobe em tentar medir tudo. Meça apenas aquilo que poderá ser usado de alguma forma produtiva.

Conhecimento: Use o seu conhecimento do negócio para encontrar os padrões de consumo. Identifique o perfil do seu cliente para cada item ou conjunto de itens e use esta informação para adequar seu portfólio ao seu consumidor.

Comunicação : Utilize a informação que você tem para obter a que você não tem. Converse com seus clientes. Saiba para quê eles usam seus produtos. Mas faça a pergunta de forma indireta: se ele compra uma maçã, pergunte o que ele compraria se não tivesse maçã. Se a resposta for uma pera, então ele quer algo saudável. Se, por outro lado, for um pacote de batata-frita, então ele quer apenas matar a fome. Um mesmo produto pode ter finalidades diferentes para cada consumidor. Cabe a você identificá-las.

A oportunidade de melhorar: todo processo de medição e análise nos permite encontrar oportunidades de melhorias dentro de nossa organização, identificar uma crise ou equívoco a tempo também é um ponto positivo a ser levado em consideração.

Gerenciar expectativas: as métricas,  sobretudo quando contamos com um histórico, nos permitem realizar projeções antes de começar um novo projeto ou atividade e saber com certeza o tipo de tarefa que devemos realizar para alcançar os objetivos determinados.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta