Soccer team in a huddle

Cloud e trabalho a distância: 4 dicas essenciais

13 de Abril de 2012 Por SAP Blogs 0

Faz algum tempo, graças às novas tecnologias, que o trabalho viaja com o empregado em seu laptop ou telefone móvel. E aquilo que antes era carregado no disco rígido, agora está disponível o tempo todo no cloud.  Acontece que o Cloud e mobilidade mudaram a cultura das empresas. Economiza tempo, reduz gastos e aposta na flexibilidade, permitindo aos colaboradores trabalhar de qualquer lugar.

Entretanto, trabalho a distância, como toda nova tendência, requer determinados processos ou normas para manter a produtividade  em um alto nível. Além de contar com certa estrutura ou soluções tecnológicas, a implementação da mobilidade no ambiente de trabalho requer uma transformação cultural da empresa, deixando de lado o costume de controlar presença e horários e ter mais atenção nos objetivos cumpridos.

Compartilhamos 4 dicas essenciais para conseguir implementar o trabalho a distância com êxito:

1. Tenha metas e prazos claros, para que todos entreguem suas tarefas no tempo certo. Coordenar colaboradores à distância pode se tornar um pesadelo se você perder o controle sobre o que cada um está fazendo.

 2. Cada pessoa tem um ritmo próprio de trabalho. Enquanto uns são mais eficientes de dia, outros preferem o turno da noite. Entenda os hábitos de seus funcionários e adapte suas necessidades à forma como cada um produz melhor.

 3. Mesmo à distância, não deixe que o espírito de equipe se perca. Crie e mantenha algumas rotinas que reforcem o sentimento de grupo e incentive a participação de todos. As interações são importantes porque delas nascem novas ideias, melhorias de processos e ajudam a fortalecer a identidade da empresa. Evite que trabalho a distância isole e fragmente o seu time.

 5. Tente reunir (pessoalmente) sua equipe com alguma frequência para solidificar os laços existentes e estimular a colaboração. As pessoas tendem a ser mais prestativas quando conhecem seus interlocutores frente-a-frente.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta