Inovar para diferenciar-se.

16 de Abril de 2012 Por SAP Blogs 0

Quantos telefones celulares você teve nos últimos anos? Quando você imaginou que um dia teria esta enorme e finíssima TV na sua sala, além de toda a parafernália que a cerca? E os outros eletrodomésticos na sua cozinha? Cremes, xampus, maquiagem. Pense um pouco na imensa quantidade de coisas que tem na sua casa com as quais seus pais nem sonharam.

Em A whole new mind, Daniel Pink explica que tal Abundância vem acompanhada, ainda, de dois outros fatores que definem o atual cenário mundial: Ásia e Automação. O primeiro responde pela transferência de empregos para o Oriente – antes a simples manufatura, hoje serviços diversos. O que ainda não foi terceirizado para China ou Índia está sendo automatizado, daí a Automação.

Nesta nova ordem econômica, diferenciar-se nunca foi tão difícil – até porque você continua tendo que manter os preços baixos. A saída está, segundo o próprio Pink, em entregar seus benefícios junto com uma experiência única. E isto, completa, é função do design.

Formas, cores e texturas são sempre as primeiras dimensões que vêm à cabeça quando pensamos no assunto, mas design vai muito além disso. Estudos já mostraram que se vende mais vinhos franceses quando uma música francesa está tocando na loja. Música alemã, vinhos alemães. Tango? Vinhos argentinos.

E você já percebeu que algumas lojas têm cheiros diferentes no seu interior? Já lhe ofereceram cerveja importada numa loja de roupas? Os lojistas que primeiro perceberam esta tendência, cada vez mais apelam a todos os sentidos dos seus clientes. Assim como hotéis, restaurantes e alguns outros serviços.

Pois design não se refere apenas às características físicas do seu produto, mas também à forma como ele faz a compra, leva para casa, consome, devolve, troca, compra de novo. Pense, então, no design como uma forma de projetar sua interação com seus clientes e, deles, com seus produtos.

Inove nos modelos de negócio, crie serviços acessórios, desenvolva relacionamentos gratificantes. Crie uma diferenciação que não possa ser terceirizada para a Ásia, nem executada por uma máquina – e traga a abundância para o seu lado.

 

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta