SAP Brasil cresce 32% em receita de software no primeiro trimestre

25 de Abril de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

Resultado destaca aumento de 112% em vendas para Pequenas e Médias empresas e forte expansão nos setores de Varejo, Saúde e Serviços Financeiros

São Paulo, Brasil – A SAP, líder mundial em aplicações de software empresarial, anuncia hoje seus resultados financeiros do primeiro trimestre fiscal de 2012. Com 32% de crescimento em receita de software e 112% de aumento nas vendas para pequenas e médias empresas, em relação ao mesmo período do ano passado, os números refletem a estratégia de crescimento da SAP Brasil e o seu posicionamento voltado para soluções inovadoras e fortalecimento entre PMEs. Entre os clientes conquistados no período estão RiHappy Comércio de Brinquedos e Bloco Cerâmica.

A receita total da SAP Brasil cresceu 18% nos três primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mais uma vez, a empresa mostrou que não é exclusivamente uma provedora de ERP. Neste trimestre, 51% das vendas foram de soluções de Inteligência Analítica, mobilidade e aplicações setoriais específicas, com destaque para os setores de Varejo e Distribuição, cuja receita cresceu 181%; Saúde (setor Farmacêutico e prestadores de serviços de saúde), com 50% de aumento; e Serviços Financeiros (Banco e Seguradoras), com 22%. Segundo o Gartner, a SAP hoje está incluída no seleto grupo “Quadrante de Líderes”, em seu relatório Quadrante Mágico de software essencial para bancos internacionais de varejo.

“Os resultados financeiros deste trimestre são muito positivos para a SAP Brasil. Iniciamos o ano com liderança de mercado confirmada por importantes empresas de consultoria e ampliamos nossa participação em mercados estratégicos”, diz Luís César Verdi, presidente da SAP Brasil. “Continuaremos a trabalhar para manter nossa rota de crescimento e atender aos clientes com inovação na gestão de negócios”.

Categorias de mercado

Dentro das cinco categorias de mercado que compõem a estratégia de negócios da SAP, o faturamento no primeiro trimestre de 2012 também foi superior ao registrado no mesmo período de 2011. Em Aplicações, que incluem os softwares de gestão empresarial, cresceu 14%; em Banco de Dados e Plataforma Tecnológica, que engloba a solução de computação em memória SAP HANA, aumentou 50%; e em Soluções Analíticas, a receita cresceu 61%. Computação em Nuvem e Mobilidade também tiveram um crescimento expressivo nas vendas no período, mas como são produtos novos não há base de comparação com os três primeiros meses de 2011.

Especificamente em relação às soluções Analíticas, hoje a SAP é líder de mercado no Brasil e no mundo. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado na última semana, a SAP detém 20% do mercado nacional total e 30% se consideradas apenas as grandes empresas, categorizadas no estudo como companhias com mais de 600 teclados, ou mais de 600 usuários de computador. Já pesquisa anual divulgada pela empresa de consultoria Gartner, intitulada Market Share: All Software Markets, Worldwide 2011, também coloca a SAP à frente do mercado de Business Intelligence, com 23,6% de participação global.

Vendas Indiretas

Hoje, 70% dos clientes da SAP Brasil são pequenas e médias empresas (PMEs). Para atendê-las, a companhia investe constantemente na qualificação e ampliação de sua rede de parceiros, que atualmente conta com 64 canais atendendo a estes clientes.

Como reflexo disso, no primeiro trimestre de 2012, a SAP Brasil registrou faturamento com vendas indiretas 77% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Hoje, as vendas de software por meio de parceiros representam cerca de 23% do total de vendas da empresa no País.

Institucional

Para manter o alto nível de atendimento aos seus clientes, a SAP continua a investir na contratação de profissionais qualificados e em programas de retenção de talentos. No trimestre, a companhia contratou 170 pessoas, chegando a 1533 colaboradores no Brasil. Este time conta com uma rede de parceiros de serviços, distribuidores e canais de vendas de 219 empresas, que trabalham muito próximas à SAP para ajudar os clientes na profissionalização da gestão de seus negócios.

Outra boa notícia foi a repercussão recorde do SAP Forum 2012, que recebeu mais de 6 mil visitantes únicos nos três dias de evento, para 350 sessões paralelas. Mais de 2 mil pessoas estiveram presentes no Congresso. Além disso, no próximo mês ocorre o SAPPHIRE NOW 2012, evento mundial da SAP que ocorre anualmente e anuncia as tendências em tecnologia para o mercado corporativo. O foco neste ano será computação em nuvem e mobilidade, além de SAP HANA.

Resultados Globais e na América Latina

No período, as vendas globais de software e serviços relacionados a software foram de €2,63 bilhões, 12% superiores ao mesmo período de 2011.

Na América Latina, a receita com licenças de software cresceu 22% no período e as vendas para pequenas e médias empresas, 53%. Destaque para a receita com Aplicações, que cresceu 19%; Banco de Dados e Plataforma Tecnológica, com 44% de aumento; e Mobilidade, com 207%.

 

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 183 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.  

 

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP do Brasil

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Olívia Nercessian, onercessian@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

 

SAP do Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 
 
 
 
 

 Baixar Versão PDF

Tags: , ,

Deixe uma resposta