Do SMS à sua loja

9 de Maio de 2012 Por SAP Blogs 0

Em A relação entre os jovens e a mobilidade  http://bit.ly/IVRo1z começamos a explorar o mercado mobile voltado para crianças e adolescentes. Vimos alguns aspectos relacionados à comunicação em si e, agora, exploraremos três diferentes objetivos de comunicação: levar o cliente a uma loja, fazer com que ele compre um produto digital, ou construir/fortalecer uma ideia/marca.

Por incível que pareça, muita gente não pensa em definir seu objetivo de comunicação antes de planejar uma campanha. E, como se diz, você não saberá se atingiu seu objetivo se não souber qual é o seu objetivo.

Se o seu objetivo for, por exemplo, levar o cliente à loja para que ele realize uma compra pergunte-se, em primeiro lugar, por que não fechar logo a venda através do smart phone?

Para crianças e adolescentes, muitas vezes isto não é possível pois eles não dipõem de meios eletrônicos de pagamento. Dependendo do tipo de compra, ele poderá ir até a loja aonde levará o dinheiro da sua mesada e concluirá a transação. Se for algo mais caro – como um videogame – você deverá lembrar-se que há mais de um decisor envolvido: os pais. Então será preciso, na verdade, convencer a criança a convencer seus pais.

Em determinadas categorias de produtos, contudo, o cliente gosta de ir a loja para a última escolha – seja de modelo ou tamanho. A presença do comprador pode, ainda, gerar vendas extras. Nestes casos, mais vale um cliente na loja do que dois navegando. Lembre-se, no entanto, que para você quase sempre é mais caro o cliente ir até a loja do que comprar online e, portanto, isto deve ser considerado na hora de planejar uma campanha.

Ainda assim, você precisará de algum incentivo extra para fazer com que o cliente saia da inércia de uma tela de celular e encaminhe-se para a sua loja. Descontos e promoções especiais são sempre boas alternativas, até porque permitem medir facilmente o real impacto da campanha nas vendas.

Mas tal qual outras formas de comunicação online, campanhas de vendas são altamente perecíveis, isto é: seu valor perde-se rapidamente e se o cliente não tomar uma decisão em questão de horas, jamais tomará. Que tal, então, usar o fator tempo a seu favor?

Acrescente um elemento de escassez à sua promoção, como “oferta válida até dia tal (dois dias depois)”, ou “apenas 10 unidades disponíveis”, ou ainda – a minha favorita! – “máximo de três unidades por cliente”.

Na semana que vem veremos o que levar em consideração quando você estiver vendendo um produto digital através do próprio aparelho. Até lá!

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta