Soccer team in a huddle

As PMES, mais seguras na nuvem

22 de Junho de 2012 Por SAP Blogs 0

Cada vez mais são as pequenas e médias empresas que trabalham em nuvem. Uma das principais razões é que a computação em nuvem (ou cloud computing) oferece um ambiente mais seguro que qualquer implementação local.

Para entender os benefícios do cloud computing em termos de segurança, há 5 pontos chaves que devemos levar em consideração:

 

1) A segurança na nuvem é maior. O ecossistema atual da nuvem está construído sobre uma rede global de data centers operados por empresas como Amazon, Rackspace e Google. Estes fornecedores hospedam suas próprias aplicações nestes servidores, portanto a segurança é um aspecto chave nas suas infra-estruturas.

 

2) A segurança na nuvem é mais inteligente. As ameaças, incluindo vírus, golpes de phising y malware, estão em ascensão. No ano passado, a empresa Kaspersky detectou más de 650 milhões destas ameaças utilizando seus produtos. Ainda que os programas de antí-vírus e os firewalls forneçam uma proteção básica, os datas centers que hospedam o software baseado na nuvem, utilizam ferramentas de criptografia e segurança muito avançados, dando uma maior proteção aos dados que se armazenam.

 

3) A nuvem facilita o ajustes às exigências de segurança. Algumas indústrias são muito estritas com respeito às características de segurança que deve ter um sistema, sobretudo quando o comércio eletrônico está envolvido. Por isso nos surpreende que a maioria dos pequenos negócios online utilizem ferramentas desenvolvidas por terceiros e hospedadas em nuvem, como PayPal, fazendo da vida de seus clientes muito mais simples.

 

4) A nuvem faz que a segurança seja mais rentável. Quando se toma a decisão de utilizar uma solução própria de segurança, não só é necessário adquirir o software e hardware adequados, como também será preciso gastar na manutenção e atualizações. Quando se utiliza software com base em nuvem, o custo da segurança está coberto pela assinatura do serviço.

 

5) A nuvem permite que você se enfoque em seu negócio. Quando a empresa não conta com IT particular e seus donos não sabem muito sobre segurança de dados, o mais provável é que seus documentos estejam melhor guardados em um serviço de armazenamento com base em nuvem, onde as possibilidades de um problema elétrico ou ataque informático são baixas. E o mais importante é que a empresa poderá estar focada em seu negócio em vez de se preocupar por problemas tecnológicos que estão além dos seus conhecimentos.

 

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta