Exemplo de inovação

25 de Junho de 2012 Por SAP Blogs 0

Imagine um novo sistema de compras para a sua empresa, tão fácil e intuitivo quanto um programa de e-mails. Ou um ambiente de workflow tão interativo quanto uma rede social. Via tablet.

Em ambos os casos, você se perguntaria como algo assim conseguiria conversar com seu ERP, ou como acessaria seus bancos de dados de forma consistente e segura. Pois esta é a proposta do NetWeaver Gateway que, aliás, está muito além de uma simples proposta.

No SAP Techology Innovation Forum 2012 vimos que tais ideias, antes sonhos, já são reais. Yariv Zur mostrou, por exemplo, um sistema de aprovação de compras que funciona através de um smartphone. Via comandos de voz – como um voice mail convencional.

E o workflow no tablet? Tão simples quanto este navegador que você está usando para ler este texto. E feito por programadores com pouquíssimo conhecimento de SAP. Além disso, usar tecnologia SAP em ambientes com os quais seus funcionários já estão familiarizados reduz dramaticamente os custos com treinamentos. Tempo de construção e implementação do sistema? Duas semanas.

Lento, talvez, se comparado aos poucos minutos que Zur demorou para montar um website, ao vivo, de seu tablet, acessando remotamente uma base de dados armazenada em Tel Aviv.

Outro grande desafio que as empresas enfrentarão num futuro bem próximo é a integração de suas empresas às redes sociais. Como aproveitar melhor as oportunidades de CRM, monitorando comportamentos e adequando-se às tendências?

Darren Crowder mostrou como uma empresa de roupas pode sincronizar a produção de suas fábricas de acordo com as citações de suas marcas nas redes sociais. Ou como, internamente, seus sistemas conseguem mapear as redes informais de influência de seus funcionários, permitindo melhor integração e sinergia entre as áreas, independente da localização geográfica ou hierárquica de seus membros.

Muito moderno? Então talvez você não entendesse Yaad Oren acenando os braços em sua apresentação. Na tela, a home page de uma companhia aérea. Oren estava comprando uma passagem usando um Kinect.

Ninguém nunca teve dúvidas quanto à capacidade da SAP de gerenciar grandes corporações através de seus softwares. A grande surpresa do evento ficou por conta de como isto pode ser feito de forma tão simples e eficiente, sem abrir mão de segurança e desempenho.

Um grande leque de possibilidades que vão transformar buzzwords em oportunidades reais. Usabilidade, Conteúdo, Colaboração, Inteligência Coletiva, Interface Externa e Mobilidade não são mais tendências inalcançáveis. Não são o futuro dos negócios. Na SAP essa é a realidade. Hoje.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta