Soccer team in a huddle

Bem-vindo Big Data!

5 de Julho de 2012 Por SAP Blogs 0

Um dos assuntos mais comentados este ano é a importância de big data e sua projeção no futuro. Mas, em que consiste o conceito de big data e por quê é tão importante?

 

Eric Schmidt, da empresa Google, resume em uma frase bastante gráfica: “ Entre o nascimento do mundo e o ano de 2003 se criaram cinco exabytes de informação. Agora criamos exabytes a cada dois dias.”

 

O número é tão grande que é quase impossível imaginar, mas paremos de pensar que a cada segundo milhões de pessoas interagem com a rede e produzem informação. Toneladas de dados estão no ar e poder interpretá-las é uma enorme vantagem competitiva.

 

A gestão de grandes volumes de dados (big data) permite identificar tendências, antecipar crises, realizar planos de negócios efetivos, entender as intenções dos clientes, avaliar a forma em que se comportam os mercados e, tudo isso praticamente em tempo real. Já não é preciso esperar meses para entender o que está acontecendo: o fluxo infinito de informação produzido pelas próprias empresas e seus potenciais clientes pode ser analisado em um instante se possuírem as ferramentas adequadas.

 

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta