Soccer team in a huddle

Dicas de especialistas para proteger a informação

1 de Agosto de 2012 Por SAP Blogs 0

Quando um usuário oferece sua informação está oferecendo também sua confiança. Proteger essa informação é também proteger a confiança que pode apoiar a sua companhia.

Até pouco tempo, milhões de senhas da popular rede LinkedIn foram roubadas e publicadas na internet. O caso não é isolado: em maio havia acontecido algo parecido com milhares de senhas do Twitter. Ambos acontecimentos –  e outros parecidos – ressaltam a importância de construir uma segurança sólida em qualquer tipo de negócio.

Um grupo de especialistas em segurança publicou na Information Week,  uma lista de conselhos para proteger a informação de sua companhia e a confiança de seus clientes. Esses são os mais importantes:

  • Pensar na contratação de um Oficial de Segurança da Informação (CISO) As decisões e estratégias relacionadas à segurança de sua empresa não devem ser tomadas assim que surgem os problemas: sempre é melhor dispor de uma pessoa responsável que preventivamente desenhe a melhor estratégia possível. 
  • Informar-se a respeito dos custos de perder informação

Um estudo realizado nos Estados Unidos pela Sysmatec descobriu que o custo de contratar um CISO é menor que o de solucionar um problema de grandes perdas de informação depois.

  • Consultar o CISO antes de implementar novas tecnologias

Gerar uma boa relação entre o departamento de TI e o CISO de uma empresa ajuda a que a cada novo passo se possa realizar com a tranquilidade de saber que não haverá perda de informação importante.

  • Envolver o CEO na política de segurança empresarial

Todo CEO deveria poder responder qual é a postura e a estratégia de segurança de sua empresa para poder tomar as melhores decisões juntos a suas equipes.

  • Não durma no ponto!

Muitas companhias relaxam e deixam de considerar questões realcionadas a sua segurança. Que tudo esteja bem agora é uma oportunidade para  trabalhar em prevenir problemas no futuro.

Lembre-se: a informação é um dos seus capitais mais importantes!

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta