Soccer team in a huddle

Dicas para migrar à nuvem com segurança

1 de Agosto de 2012 Por SAP Blogs 0

Cada vez é mais frequente ver como as empresas começam a mudar muitas de suas operações à nuvem. A grande quantidade de benefícios que traz, resulta tentadora tanto para os departamentos de TI como para os CEO e os usuários. Agora, tomar esta (muito boa) decisão implica pensar cuidadosamente cada detalhe antes de agir. Abaixo, detalhamos as dicas mais relevantes dos especialistas para levar em conta antes de migrar à nuvem.

  • Trabalhe na comunicação: Tanto em empresas grandes como em empresas pequenas é importante que todos estejam informados das mudanças que serão feitas e o motivo que as impulsiona. O departamente de TI deve trabalhar em conjunto com os outros departamentos para informar sobre esta mudança e o que ela implica.
  • Investigue antes de agir: Antes de tomar a decisão de mudar à nuvem você deve saber por quê e que vantagens se esperam da mudança. Além disso, não se deve implementar nada sem antes planejar e é importante investigar assuntos que vão desde as legislações a respeito de informações que se utiliza na nuvem até assuntos de segurança que possam surgir. Saber como abordar cada disciplina é fundamental para prevenir problemas e conseguir uma mudança mais eficiente.
  • Desenhe o caminho que você pensa em percorrer: Poucas empresas mudam suas estruturas à nuvem de um momento para outro. Em geral, o recomendável é ir mudando pouco a pouco, mas para fazer bem é necessário criar um cronograma a respeito de como será a implementação da nuvem. Uma estratégia por passos pode servir além de ir provando como funciona a tecnologia e como afeta o desempenho da empresa.

Todas as mudanças pedem um alto grau de organização e planejamento. Uma vez que estejamos mudados, começaremos a ver os resultados.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta