A importância de apoiar as PMEs

1 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

Já se sabe que as pequenas e médias empresas são as principais geradoras de emprego nas economias em crescimento. Por isso o apoio às PMEs é uma das melhores políticas econômicas que um governo pode adotar para fazer crescer os índices de emprego.

O Brasil é um exemplo concreto. Durante o ano de 2011, o governo brasileiro investiu mais de 400 milhões de reais em produtos e serviços de PMEs, o que representa 20% de todo o gasto público. Segundo os artigos 42 a 49 da lei geral das PMEs, todas as licitações públicas de até 80.000 reais devem ser concedidos exclusivamente a pequenas e médias empresas, enquanto 25% das licitações maiores a esta cifra também seja reservadas para as PMEs.

 

O ministro do planejamento Paulo Bernardo calcula que por cada 1 milhão de reais investidos em pequenas e médias empresas são gerados 7600 trabalhos, o que equivale a um posto de trabalho por cada 500.000 reais gastos. Estas políticas permitiram que entre 2006 e 2010 mais de 20 milhões de brasileiros conseguiram emprego e passaram a formar parte da crescente classe média.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta