5 previsões tecnológicas para 2020

30 de Outubro de 2012 Por SAP Blogs 0

Se há algo que a história atual nos ensinou é que a realidade costuma superar a ficção. Muitas conquistas tecnológicas que usamos hoje não foram previstas nem sequer pela ficção-científica. O site Dvice aceitou o desafio de prever o futuro e se aventurou a criar uma lista com 5 avanços tecnológicos que no final desta década, revolucionarão nossa forma de ver e de nos relacionar com a tecnologia.

5 avanços tecnológicos que no final desta década, revolucionarão nossa forma de ver e de nos relacionar com a tecnologia.

1) Controlar dispositivos com a mente. Ainda que seja uma fantasia clássica da ficção-científica, apenas nos últimos anos se conseguiu que pessoas com dificuldades motoras controlassem um ponteiro com a mente. Algumas empresas previram que para 2017 as interações mentais com computadores serão mais comuns e já em 2020 poderemos implantar chips em nosso corpo para controlar dispositivos com nosso cérebro.

 

2) Jogos com qualidade fotográfica. Os videogames evoluíram e sua qualidade gráfica é realmente impressionante. Mas qualquer jogador médio é capaz de notar a diferença entre um personagem criado com animação 3D e um ator humano. Segundo o fundador da Epic Games, os jogos com qualidade fotográfica serão a norma entre 2019 e 2024.

 

3) Smartphones tão poderosos quanto o cérebro humano.  Os cientistas estimam que um computador deve realizar 10 petaflos (10 quadrilhões de operações) por segundo para alcançar o poder do cérebro humano. Ainda que pareça mentira, no ano passado um computador japonês conseguiu alcançar essa marca. Se o poder de processamento continuar crescendo neste ritmo, para 2023 o público acessará a computadores e smartphones com 10 petaflops de capacidade por menos de 1000 dólares.

 

4) Robôs em todos lados. O paraíso dos robôs é sem dúvidas a Coréia do Sul. Segundo o governo desse país, entre 2015 e 2020 todos os lares contarão com um robô próprio para realizar todo tipo de tarefas. Além disso, para 2018 as máquinas realizarão cirurgias em seres humanos como algo rotineiro. Nos Estados Unidos, os investimentos do governo estão mais centradas nos usos militares, como vemos atualmente nos testes com aviões robô.

 

5) Automóveis sem motorista. Hoje muitas empresas estão desenvolvendo automóveis capazes de conduzir pelas ruas sem motorista. O exemplo mais conhecido é o do Google: seu programa experimental se utiliza para tirar as fotografias do serviço Street View. Segundo o CEO da automotriz GM, os primeiros automóveis com este recurso, só estarão disponíveis para o público massivo em 2018.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta