Antes de funcionários, pessoas

9 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Cuidado, respeito, empatia, consideração pelas necessidades dos trabalhadores. O interesse pelo impacto do ambiente de trabalho, no bem-estar e na produtividade dos empregados ainda costuma ser uma novidade para algumas empresas. Mas, cada vez mais, companhias buscam escutar seu pessoal e construir um clima laboral mais humano.

Cada vez mais, companhias buscam escutar seu pessoal e construir um clima laboral mais humano.

Se o capital humano é o principal valor de um negócio e se seu talento pode trazer inovação, crescimento e soluções, por que não dar o lugar que se merece? Em um interessante artigo, a especialista Louis Altman reflete sobre estas questões e explica as vantagens de se interessar pela dimensão humana dos trabalhadores, em vez de pensá-los como meros responsáveis de tarefas. Altman assegura que os ambientes de trabalho humanizados, voltados em desenvolver vínculos melhores e mais próximos entre as pessoas, agregam valor à empresa e ajudam a liberar e impulsionar seu potencial.

Para estar à altura desse desafio, as companhias precisam gerar mudanças em três níveis:

  • Pessoal: os processos internos que cada empregado leva a seu espaço de trabalho;
  • Interpessoal: o modo em que cada trabalhador se relaciona com as pessoas envolvidas com a empresa;
  • Estrutural: normas, políticas e regras da empresa, que impactam na cultura da organização e na conduta do pessoal.

Mas a tecnologia também pode contribuir para impulsionar esta mudança. Ferramentas como SAP ERP Human Capital Management (HCM) permitem fazer um seguimento personalizado do trabalho de cada empregado e, por isso, são aliadas ideais para entender as capacidades e as necessidades de cada trabalhador e ajudá-los a potencializar seu talento, com o fim de melhorar a experiência laboral de todos os dias. Onde se manifesta a cultura de uma empresa senão no cotidiano, nos pequenos gestos e em nossas relações com colegas e superiores?

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta