Laboratório de Coinovação da SAP comemora dois anos com mais de 40 projetos de parceiros em várias áreas

9 de Novembro de 2012 Por SAP Notícias Brasil 0

COIL Brasil ajuda parceiros a desenvolver soluções inovadoras para clientes nas áreas de processos de negócios, inteligência analítica, mobilidade e SAP HANA

São Leopoldo (RS), Brasil – A SAP tem motivos de sobra para comemorar os dois anos de existência do SAP Co-Innovation Lab Brasil (COIL). Nesse período, concluiu mais de 40 projetos diferenciados em um ambiente inovador para parceiros de solução de software, integradores de sistemas e parceiros de tecnologia. O laboratório de coinovação da SAP no Brasil trabalha em conjunto com parceiros em tecnologias atuais e futuras para aumentar sua vantagem competitiva com maior eficiência e produtividade. O COIL possibilitou aos parceiros do ecossistema brasileiro a aceleração da inovação e a entrega de soluções que complementam o portfólio de soluções SAP, além de possibilitar o melhor uso de tecnologias novas e estabelecidas, aumentando a eficiência da infraestrutura e o alcance da SAP.

Segundo o presidente do SAP Labs Latin America, Stefan Wagner, a coinovação é positiva para qualquer mercado no mundo, sobretudo no Brasil, onde as companhias têm necessidades específicas e buscam soluções localizadas para atender o mercado. “Essa é uma prova de que a inovação colaborativa traz resultados muito positivos para o mercado, combinando as qualificações das empresas desenvolvedoras dos projetos com o objetivo de levar cada vez mais benefícios aos seus clientes”, afirma Wagner.

As aplicações móveis se tornaram a ligação entre a força de trabalho nas organizações, independentemente do tamanho ou setor da economia. No COIL Brasil, mais de 60% dos projetos desenvolvidos e em andamento são de mobilidade. Os parceiros It’s Mobile e CI&T desenvolveram, separadamente, ofertas semelhantes de soluções móveis para automação da força de vendas. As ferramentas operam offline e online e permitem ao time de vendas fechar pedidos, consultar preços e sincronizar informações com softwares de gestão durante a visita ao cliente, tornando mais ágil o processo de vendas. A solução da Ci&T foi desenvolvida seguindo as práticas de User Experience e possui funcionalidades focadas nos mercados farmacêutico e de bens de consumo, como catálogo multimídia de produtos. Os produtos são executados em tablets iPad e Android. A ilegra, por sua vez, desenvolveu a solução Gestão 360°, aplicativo para tablets em que os gestores podem visualizar os principais indicadores de sua empresa por meio de um cockpit dinâmico, além de poder projetar e analisar cenários para a tomada de decisões estratégicas.

A Formers criou uma solução para o segmento de franquias de varejo. A solução faz o gerenciamento e o controle sobre a cadeia de franquias. Com a ferramenta, é possível gerenciar os franqueados, lojas ou pontos de venda (PDV) com excelência, agilidade e eficácia de forma padronizada, aumentando a produtividade, otimizando tempo e custos de forma considerável. Esse aplicativo é executado em Android, sendo que todas as aplicações móveis desenvolvidas no COIL Brasil são baseadas na Sybase Unwired Platform (SUP), plataforma que conecta de forma eficiente e rápida os dados corporativos com os dispositivos móveis, integrada com o SAP ERP.

Na área de inteligência analítica, a COSS desenvolveu um produto que oferece visibilidade sobre todos os recursos rastreáveis da empresa, por meio do uso de ferramentas de Business Intelligence, para extrair dados importantes e apresentá-los de uma maneira mais fácil para interpretação das informações. Já a Cybertecnica pensou em um produto para ajudar os gestores laboratoriais a ter uma visão geral e online dos indicadores de desempenho, utilizando uma plataforma centralizada e com relatórios gerenciais personalizados.

Direcionada para a cadeia produtiva do agronegócio, a FirsteamAgro desenvolveu uma aplicação de gerenciamento de produção agrícola, nativa ao SAP para gestão do plantio à Colheita. E a HMSWeb tem um projeto ativo no SAP Co-Innovation Lab para integração de seu software de comissionamento com o módulo PM do SAP ECC, provendo assim uma melhor capacidade de gerenciamento e fluxo de informações durante o processo de comissionamento dentro do ciclo de vida de um ativo industrial, sua operação comercial e ciclo de manutenção.

Com o objetivo de desenvolver uma primeira versão do Revenue Intelligence na plataforma SAP, a Choice se tornou membro do COIL para ter apoio no desenvolvimento da solução Revenue Intelligence in memory com SAP HANA e SAP BusinessObjects. O Revenue Intelligence é uma plataforma de software integrada para a redução de perdas não técnicas e para a melhoria de arrecadação. O objetivo do software desenvolvido pela Choice é a otimização das ações de combate à fraude e à inadimplência, trazendo retorno financeiro para empresas distribuidoras de energia.

O vice-presidente Global da Rede de Laboratórios de Coinovação da SAP, Axel Henning Saleck, acredita que trabalhar em sinergia com parceiros e clientes fortalece o ecossistema da SAP, cria novos níveis de colaboração no Brasil e traz melhores resultados para o mercado. “Investimos em inovação colaborativa, pois acreditamos que nossos clientes terão um portfólio complementar com soluções que atendam às necessidades do mercado de uma forma ainda mais abrangente”, afirma o executivo.

O COIL tem como um dos seus principais objetivos complementar o portfólio da SAP para atender a demanda do mercado local, desenvolvendo novas soluções em conjunto com seus parceiros de serviços. O laboratório de coinovação do Brasil foi o quinto a ser criado no mundo, em outubro de 2010, e é o único da América Latina. Os demais estão em Palo Alto, Tóquio, Bangalore, Walldorf, Moscou e Zurique, e operam de forma interligada com computação em nuvem.

Sobre o Global SAP Co-Innovation Lab

O Global SAP Co-Innovation Lab (COIL) Network é um conjunto de equipes e instalações globalmente distribuídas que visa facilitar projetos inovadores entre a SAP e o ecossistema, tanto globalmente quanto regionalmente. O SAP Co-Innovation Lab (COIL) atua como uma interface inteligente de conhecimento entre a SAP e os membros do COIL para fomentar com sucesso a coinovação focada em ofertas complementares ao portfólio SAP. Desde sua criação em 2007, o COIL e seus parceiros internos e externos concluíram com êxito uma diversidade de projetos, contribuindo para soluções inovadoras em todo o mundo. A operação global do COIL tem apoio de Cisco, Intel, Netapp, and vmware. No Brasil, o COIL foi inaugurado em outubro de 2010, em São Paulo.

Sobre o SAP Labs Latin America

Fundado em 2006 em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), o SAP Labs é a primeira localidade de desenvolvimento e suporte da SAP na América Latina focada em atender clientes e parceiros dessa região. O centro da SAP no Brasil é um dos 15 mantidos pela companhia em todo o mundo. Ele promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizado no polo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, o SAP Labs possui 550 funcionários e foi considerado pela revista Exame em 2011 a terceira melhor empresa de TI para se trabalhar.

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 197 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa do SAP Labs Latin America
Carla Coelho, ccoelho@tv1rp.com.br – 11 3677-0354

SAP Labs Latin America
Renata Federizzi, renata.federizzi@sap.com – 51 3081-1361

 

 

 

Baixar versão PDF

Tags: ,

Deixe uma resposta