Sempre prontos: 4 passos para decidir com flexibilidade

15 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

No contexto de negócios atual, a única permanente é a mudança. O desafio que as empresas enfrentam é tomar decisões que se adaptem às circunstâncias imprevistas.

4 passos para decidir com flexibilidade

Como escolher um plano de ação flexível ou reversível?

1. Definir o problema: É um passo vital antes de tomar qualquer decisão. Implica obter informação para compreender quais são os paradigmas que estão mudando, analisar opções e antecipar resultados. As empresas hoje acessam novas informações constantemente. Por isso, devem se preparar para definir e redefinir objetivos e problemas com frequência.

2. Avaliar as opções: Na hora de decidir, é necessário levar em conta todas as alternativas e considerar suas vantagens e desvantagens. Mas é preciso lembrar que nenhuma decisão é definitiva. As companhias necessitam revisar constantemente seus cursos de ação, levando em conta as transformações nos mercados.

3. Pensar em inovação: Novos desafios requerem novas respostas. Para tomar decisões inovadoras, os líderes precisam exercitar seu pensamento crítico e analisar os problemas em términos amplos, considerando todas as opções. O truque é realizar este exercício de maneira cotidiana e monitorar as consequências das decisões, lembrando as necessidades e objetivos da empresa no futuro.

4. Ajustar o foco: Inclusive os planos mais elaborados enfrentam desafios imprevistos. É importante manter a mente aberta e ser receptivo às mudanças. O desafio? Saber quando ajustar o rumo. As soluções analíticas da SAP podem ajudar a empresa a analisar os dados em tempo real e detectar quando introduzir mudanças.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta