Mais flexibilidade, menos ausências?

16 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

A demanda de horários flexíveis e cargos de meio período nas empresas está em crescimento. De acordo a um informe global de iPass Mobile citado por iProfessional.com, 3 de cada 10 participantes da pesquisa mudariam de trabalho para ter mais liberdade de horários. 

Mais flexibilidade, menos ausências?

Ainda que as companhias mais tradicionais não vejam com bons olhos que seu pessoal entre e saia do escritório em horários incomuns, a flexibilidade de horários é uma tendência que pode trazer benefícios. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, incorporar horários de entradas flexíveis ajuda a reduzir as ausências e melhora o ânimo e a produtividade dos empregados. Além disso, pode ser uma estratégia efetiva para atrair e reter talentos chave para o negócio.

Uma maneira de implementar a flexibilidade horária é oferecer uma combinação de trabalho no escritório e no lar. Neste caso, é importante melhorar as vias de comunicação com a equipe, analisar como está estruturado o negócio e monitorar os níveis de atividade. Assim, se a maioria das ordens de trabalho chegam via e-mail durante a noite, o ideal é que o pessoal que se dedica a processá-las concentre sua atividade durante a manhã. Em troca, outros papéis que não dependem tanto desses processos poderiam contar com um horário mais flexível ou cumprir uma jornada de meio período. Estratégias como estas pedem uma base tecnológica adequada, para que os trabalhadores possam gerir tarefas e tomar decisões em tempo real, independentemente de onde se encontrem. As soluções de mobilidade da SAP incluem aplicativos, plataformas e serviços móveis, que podem ajudar a atender esta exigência.

Em resumo, o desafio é que todos saem ganhando: organizar horários que beneficiem  trabalhadores e empresas igualmente.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta