Flexibilidade e responsabilidade, duas caras na mesma moeda

19 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

O conceito de empresa flexível tem cada vez mais peso no mundo corporativo. São muitas as companhias interessadas em mudar seus costumes e transformar a qualidade de vida dos empregados em uma das principais prioridades.

Flexibilidade e responsabilidade

Estas organizações buscam encontrar um equilíbrio entre as necessidades do negócio e as dos empregados. Uma das maneiras de aumentar o bem-estar dos empregados é dar a eles mais liberdade no momento de cumprir tarefas e objetivos. Entretanto, para que esta mudança de mentalidade traga resultados, é importante que o pessoal também cumpra com sua parte da equação.

Um ponto chave é a flexibilidade horária. As empresas tradicionais controlam o horário de seus trabalhadores para evitar o alto número de ausências. Introduzir iniciativas como o teletrabalho ou a flexibilidade de horário significa depositar confiança nos trabalhadores, mas também exigir que assumam um compromisso: regular seu próprio horário de trabalho com responsabilidade.

Implementar um sistema de mensuração de desempenho por objetivos costuma ser uma estratégia efetiva para acompanhar toda política de flexibilidade horária. Quando os empregados contam com objetivos claros e definidos, discutidos com seu gerente, o que fica em primeiro plano são os resultados. Os horários passam a ser uma questão secundária. Para isso é necessário contar com soluções tecnológicas como SAP ERP Human Capital Management (SAP ERP HCM) que ajudam a mensurar o desempenho dos trabalhadores e automatizem os processos de recursos humanos, permitindo avaliar diariamente os resultados da companhia.

Com a gestão por objetivos, recursos da empresa que antes se destinavam à microgestão – tarefas de supervisão e controle detalhado das atividades dos empregados – se utilizam para melhorar o desempenho do pessoal. Assim, como afirmam Lebow e Simon, as organizações que promovem a liberdade e a responsabilidade ajudam a liberar o potencial de seus empregados e, por isso, conseguem altos níveis de desempenho.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta