O escritório em casa

21 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Trabalhar de casa ou home office, como essa atividade é conhecida, é uma tendência que cresce no mundo todo. Em alguns casos, se trata de uma modalidade parcial, que combina horas de escritório com trabalho em casa. Em outros, todas as tarefas são realizadas de casa.

Trabalhar de casa ou home office é uma tendência que cresce no mundo todo.

Da possibilidade de acessar os arquivos de trabalho na nuvem até a de trabalhar através de dispositivos móveis, a tecnologia é um fator fundamenta para que o home office funcione. As soluções de mobilidade da SAP e aplicativos de computação em nuvem como SAP HANA® Cloud podem oferecer a infraestrutura tecnológica necessária. Mas não se trata somente disso, também é preciso uma mudança a nível de cultural laboral.

Algumas empresas apostam nesta prática há anos e conseguiram bons resultados. Somente 46 dos 128 funcionários da Ralph Dandrea, CEO da ITX, trabalham em seus escritórios nos Estados Unidos. A maioria vive fora do país, principalmente na Argentina, Peru, Espanha, Uruguai e Venezuela. Dandrea admite que este modelo é um desafio, já que cada país possui práticas de trabalho diferentes, e o trabalho em casa demanda um ambiente de TI seguro e com acesso à tecnologia de qualidade para todo o pessoal. Ainda assim, continua com a escolha, porque lhe permite capitalizar talento em diferentes partes do mundo.

Mas ainda são minoria os que trabalham fora de um escritório. Por que a resistência ao Home Office? De acordo com uma infografia desenhada por OnlineDegress e baseada em dados da Microsoft e da Universidade de Stanford, 50% dos funcionários acreditam que seus chefes se opõem a esta tendência. A dificuldade de supervisionar as tarefas dos seus subordinados seria uma das principais razões. “Se deixo meus empregados trabalharem de casa: vão realizar as tarefas ou desperdiçarão horas se distraindo?” se perguntam muitos gerentes. Também neste aspecto, a tecnologia pode ser de ajuda. Soluções como SAP ERP Human Capital Management (SAP ERP HCM) permitem mensurar o desempenho dos trabalhadores em base aos objetivos.

Como principal vantagem, o trabalho em casa pode significar uma economia para a empresa e para os próprios trabalhadores. Quando a companhia britânica O2 pediu aos 2500 trabalhadores que trabalhassem em casa por um dia, se economizou uma média de 2 mil horas que cada empregado aproveitou como quis. O exemplo mostra uma das vantagens mais intangíveis de trabalhar em casa: a flexibilidade do lugar de trabalho pode gerar empregados mais contentes e, consequentemente, mais produtivos.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta