Big Data sob a lupa criativa

23 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Uma das tecnologias mais impulsionadas durante 2012 foram as técnicas de data mining (mineração de dados) por seu poder de apontar estratégias de negócio. As empresas apostam em desenvolver produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente para maximizar a rentabilidade. Por isso, a informação sobre consumidores e transações pode ser uma verdadeira mina de ouro para as companhias.

A informação sobre consumidores e transações pode ser uma verdadeira mina de ouro para as companhias.

O comércio varejista é uma das indústrias que mais avanços conseguiu com a potência do data mining. A possibilidade de conhecer os comportamentos de consumo em relação aos produtos e serviços comercializados pela empresa permite gerar planos de produção, marketing e vendas alinhados para satisfazer os desejos do cliente. É desenvolver estratégias bem focadas evita o desperdício gerado pelas comunicações massivas, que terminem despertando a rejeição dos receptores não interessados.

A mineração de dados desafia hoje às empresas a ir além da simples análises de big data para apontar para a geração de campanhas personalizadas e alternativas mais criativas para fidelizar os clientes. Por exemplo, analisando o histórico de compras, as empresas podem descobrir qual é esse momento mais indicado para comunicar a chegada de novos produtos ou descontos especiais. Muitos comerciantes varejistas descobriram que as estratégias de marketing mais efetivas são as gerais, as que combinam todos os canais para chegar ao mercado.

Remontar a infraestrutura de TI pode ser um passo necessário para dar um novo e criativo foco ao data mining. As bases de dados de consumidores precisam estar intercomunicadas para serem úteis. Por isso, as estratégias integradas de marketing requerem uma infraestrutura de TI consistente e transversal que integre a gestão da relação com o cliente (CRM), o monitoramento digital e a coleta de dados.

A SAP oferece soluções de CRM (gestão de relacionamento com os clientes) e EIM (gestão de informação empresarial) que podem ajudar a responder estas necessidades. Enquanto o SAP CRM facilita a análise e automatização dos processos de serviços, vendas e marketing, as soluções SAP para a gestão da informação empresarial permitem administrar e gerenciar os dados da empresa, assegurando que sejam precisos e oportunos.

 

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta