Smartphones: 5 dicas para colocar a informação nas mãos do cliente

27 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Os smartphones já são parte do dia a dia de muitas pessoas e se transformaram em ferramentas com múltiplos usos: de ler emails ou publicar novidades em redes sociais até tirar fotos.

Os smartphones já são parte do dia a dia de muitas pessoas e se transformaram em ferramentas com múltiplos usos.

Em consonância com essa tendência, muitas empresas estão adotando soluções de mobilidade empresarial como Afaria, que permitem gerenciar, proteger e implementar dados e aplicativos de dispositivos móveis. Mas não se deve esquecer que os dispositivos estão durante as 24 horas, no bolso dos consumidores. O que as empresas podem fazer para melhorar a experiência de seus clientes e gerar diálogo através deles?

  • Oferecer mais informação sobre produtos

Cada vez mais consumidores acessam a Internet para comparar preços, características e qualidade do produto ou serviço que desejam comprar. A web pode ser um meio muito potente para oferecer aos clientes mais informação sobre o produto que desejam. Alguns restaurantes, por exemplo, entregam um menu sem fotografias mas que incorpora um código QR. Com esse código, os clientes podem ver em seus smartphones a imagem dos pratos antes de fazer seu pedido.

  • Comunicar-se melhor e dar respostas instantâneas 

Os comentários dos clientes são a chave para saber que o negócio anda bem e o que é preciso para melhorar. Através dos smartphones, a empresa pode receber feedback instantâneo, enquanto a impressão ainda está fresca. Conectar-se aos perfis de redes sociais de clientes no Facebook, Instagram ou Twitter permite acessar os comentários que são feitos por este meio para descobrir que aspectos revisar.

  • Fornecer mapas digitais

Google está trabalhando em uma iniciativa de mapas comerciais que poderá ser aplicado em lojas, supermercados ou centros comerciais. A incorporação de mapas em smartphones permitirá passar por estes locais sem necessidade de passar pelo mostrador de informação ou memorizar indicações. Bastará colocar em funcionamento nosso smartphone para encontrar o caminho.

  • Dar informação baseada na localização

Com aplicativos similares ao Foursquare, conhecer a localização do cliente permitirá que as lojas ofereçam dados sobre produtos e promoções quando esteja perto do local, sem precisar pisar em seu interior. Ainda que para alguns possa parecer invasivo, para muitos consumidores será uma boa oportunidade para obter os melhores benefícios nas compras.

  • Oferecer uma experiência de cliente personalizada

Com toda a informação que as pessoas levam em seus smartphones e a que se obtém dos meios sociais, há muitos caminhos para oferecer ao cliente uma experiência personalizada: os restaurantes podem criar um menu digital que mostre nossos pratos favoritos e oculte o que não gostamos. As lojas também podem gerar catálogos adaptados às preferências do cliente.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta