A chave é conhecer o cliente

30 de Novembro de 2012 Por SAP Blogs 0

O marketing para PMEs é diferente do das grandes empresas. Dado que as pequenas e médias companhias têm orçamentos mais limitados, suas estratégias de mercado precisam aproveitar ao máximo este recurso, direcionado-o estrategicamente e definindo objetivos claros.

Em primeiro lugar, as PMEs precisam conhecer que tipo de clientes podem comprar seus produtos.

Em primeiro lugar, as PMEs precisam conhecer que tipo de clientes podem comprar seus produtos. Investir em um público massivo implica grandes custos e pode ser uma estratégia pouco efetiva, por isso, é fundamental focar em um nicho de mercado. Muitas ferramentas de baixo custo que trabalham com analíticas e redes sociais podem ajudar a se aproximar do perfil de cliente buscado.

Outro foco de atenção fundamental é melhorar e fortalecer a relação com os clientes já existentes. Mas, a segmentação também é importante nos esforços de fidelização: os clientes mais importantes são aqueles 20% que geram 80% das vendas. Por isso, os programas de fidelidade devem focar neste consumidores.

A situação de venda deve ser tomada pelas PMEs como um possível canal de marketing direto. Nestas empresas, a estratégia mais recomendada é quando vendas e marketing trabalham em conjunto, já que implica menos gastos e contribui para aproveitar ao máximo as interações com os clientes que acontece em cada compra.

Em resumo, um orçamento limitado não significa que as PMEs devam reduzir suas aspirações. Com um pouco de criatividade é possível gerar inciativas de marketing bastante efetivas.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta