SAP HANA permite criar novos processos de negócio

6 de Dezembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Computer Weekly entrevistou o guru da tecnologia in-memory e co-desenhador da SAP Alexander Zeier, quem respondeu sobre seu trabalho e sua visão da evolução que terá a computação in-memory.

Durante o tempo que passou na SAP, Zeier trabalhou cara a cara com o co-fundador da companhia, Hasso Plattner, desenhando a primeira versão funcional da SAP HANA.

Durante o tempo que passou na SAP, Zeier trabalhou cara a cara com o co-fundador da companhia, Hasso Plattner, desenhando a primeira versão funcional da SAP HANA. Nos últimos anos tem se desempenhado como professor na M.I.T além de possuir 10 patentes relacionadas com a tecnologia in-memory.

A respeito dessa primeira versão do SAP HANA, Zeier explica: “Com Hasso, desenvolvemos um prototipo para Colgate, que na época tinha um sistema standard da SAP. Ao conectá-lo com a base de dados da empresa, processou 280 milhões de faturas em 20 minutos. Com SAP HANA, a mesma operação levou 1,5 segundos”. Este protótipo foi desenvolvido há cinco anos. Hoje, diz, “95-99% do tempo, SAP HANA responde em menos de um segundo”.

SAP HANA tem a capacidade de seguir o ritmo do cérebro humano, o que significa que o funcionamento das aplicações é notado como instantâneo. “SAP HANA permite criar novos processos de negócio”, afirma o especialista. Para as instituições financeiras, por exemplo, isso se traduz na possibilidade de realizar análises de riscos em tempo real.

Agora é possível comprar 1TB de memória por 100 mil dólares”, assegura, o que torna o SAP HANA um aplicativo relativamente barato e altamente efetivo em termos de data centers e processamentos de dados.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta