5 chaves para planejar melhor

14 de Dezembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Em um mundo complexo em que as mudanças acontecem todo o tempo, a melhor atitude que as PMEs podem adotar é a transformadora. Esta postura implica aceitar as mudanças, tratar de entendê-las e, acima de tudo, pensá-las como oportunidade.

O planejamento estratégico é uma ferramenta chave para assumir uma atitude transformadora. A diferença do plano de negócio, que se realiza só ao iniciar o andamento do negócio, de uma nova área ou de um novo produto, o planejamento estratégico é um processo sistemático de avaliação da empresa, que permite definir objetivos e metas a longo prazo, desenvolver estratégias e localizar recursos para colocá-las em prática.

Que chaves as PMEs devem levar em conta na hora de planejar?

O planejamento estratégico é um processo sistemático de avaliação da empresa, que permite definir objetivos e metas a longo prazo, desenvolver estratégias e localizar recursos para colocá-las em prática.

Flexibilidade

Em um mundo incerto em que não se podem prever imprevistos, as PMEs devem considerar diferentes cenários de ação e se preparar para o inesperado desenhando várias estratégias inovadoras.

Participação

Especialmente nas pequenas e médias empresas, a tarefa de planificação deve envolver todas as áreas e incentivar a ação coletiva. Os esforços de todos devem estar orientadas as mesmas metas.

Viabilidade

Nada de sonhar com o impossível. Os objetivos e estratégias planejados devem estar sempre ao alcance da organização. E devem haver ações concretas para implementá-los.

Abordagem Sistêmica  

A realidade é complexa. Os problemas sempre possuem muitas causas e aceitam várias soluções. Além disso, as empresas funcionam como sistemas abertos, em interações com toda a sociedade. Por isso, ao planejar, as PMEs devem ter um foco amplo, que considere tudo o que acontece do interior ao exterior da empresa.

Monitoramento e avaliação constantes

Avaliar permanentemente os avanços no plano ajuda a detectar conquistas e erros, permitindo corrigir a estratégia e ajudando a encaminhar à companhia na direção desejada.

 

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta