Conhecê-los para superá-los

14 de Dezembro de 2012 Por SAP Blogs 0

Em um mundo tão competitivo, é necessário conhecer o que está fazendo nossa concorrência para saber até onde pode ir nosso negócio e como nos diferenciar. Que estratégias podem nos ajudar a entender as capacidades e realidades dos concorrentes?

Que estratégias podem nos ajudar a entender as capacidades e realidades dos concorrentes?

1. Envolver-se na indústria

Para conhecer a concorrência, é necessário saber as tendências da nossa indústria. Ir a congressos ou conferências permite saber até onde se movem os negócios parecidos ao seu.

2. Utilizar todas as ferramentas de busca possível

O primeiro para conhecer um concorrente é realizar uma busca no Google ou visitar um website. Ainda que este seja um passo importante, não se pode esquecer outras ferramentas úteis, como as comparações que constrói o Google Trends ou as posibilidades de monitoramento do Google Alerts.

3. Ler tudo o que possa

Ler habitualmente sites de Internet especializados na nossa indústria pode nos ajudar a entender o que acontece com ela. Da análise de investimento até estudos realizados por empresas especializadas, a informação se renova constantemente e só é preciso sair atrás dela. A busca e exploração dos dados será facilitado se contarmos com ferramentas de Business Analytics como as soluções SAP BusinessObjects BI.

4. Não esquecer as redes sociais

Facebook, Twitter e LinkedIn são os novos meios com os que as empresas se comunicam com seus clientes. Qual o posicionamento da concorrência nas redes sociais? Que relação eles propõem aos seus seguidores? A estratégia comunicacional de uma empresa pode nos dizer muito mais do que imaginamos.

5. Se animar a falar com os clientes

A concorrência entre empresas é gerado por um grupo limitado de clientes. Por isso, é uma boa ideia perguntar a quem começa a comprar nosso produto por que o elegem e , aos que deixam de comprar, por que preferem outras marcas.

6. Envolver-se com seus produtos

Para conhecer a concorrência, é preciso conhecer o que se vende. Uma boa ideia é estudar seus produtos e inclusive comprá-los para entender seu estado e em que se diferencia do que fazem em outras empresas.

7. Avaliar os recursos humanos

Poucas coisas falam mais de uma empresa do que as pessoas que trabalham aí. Das pessoas que se vão até os novos nomes que se incorporam, é chave conhecer e conversar com empregados e fornecedores da concorrência para se aproximar e saber mais sobre sua forma de trabalhar e sua estratégia comercial.

 

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta