Analíticas a toda velocidade

5 de Março de 2013 Por SAP Blogs 0

Sabia que, segundo uma pesquisa do Grupo Aberdeen, a quantidade de informação que as empresas gerenciam cresce em média 36% por ano? As empresas e organizações de todos os países, indústrias e tamanhos, incluindo as PMEs, se encontram diante do desafio de atualizar suas estruturas de dados em razão deste crescimento acelerado.

Co-workers working in computer room

Os sistemas tradicionais de bases de dados armazenam a informação em discos físicos, transferindo de forma temporária a informação que precisa ser acessada ou analisada. À medida que aumenta o volume de dados, suas análises se fazem cada vez mais lentas e difíceis, ao ponto de algumas empresas contarem com softwares de analíticas que podem levar mais de 24 horas para realizar uma operação.

Para Hasso Plattner, co-fundador e presidente da SAP, a chave para usufruir de todo o potencial do big data está na velocidade. Por isso, SAP HANA é uma ferramenta pioneira no que se refere a tecnologia in-memory. As empresas que a adotaram conseguiram diminuir os tempos de análises para menos de 10 segundos, e se calcula que nos próximos três anos as mesmas operações poderão ser realizadas em apenas um segundo.

No caso das PMEs, o benefício de transmitir alta velocidade no gerenciamento de dados usando os softwares de análise para PMEs é a capacidade de executar em tempo real, a análise preditiva assim como nos processos realizados nas grandes empresas.

Por exemplo, o crescente volume de dados gerados pelas interações dos clientes em diferentes redes sociais pode ser agora analisado em segundos, permitindo que a empresa reaja rapidamente ao que ocorre nesse meio.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta