Atitudes para motivar seus funcionários

16 de Abril de 2013 Por SAP Blogs 0

Ter uma equipe de trabalho motivada é essencial para o sucesso da empresa, independente de seu tamanho. Entretanto, surge uma questão: o que uma PME pode fazer para motivar seus funcionários? Ao contrário do que se pensa, o dinheiro não é a melhor ferramenta para conquistá-los. Pesquisas realizadas em diferentes empresas trazem o fator econômico em quinto lugar na lista de coisas que inspiram os funcionários.

Designers in a meeting

Existem três atitudes importantes que ajudam a obter um bom desempenho por parte dos funcionários: mostrar que você os respeita, reconhecer seus esforços e fazer com que se sintam parte da empresa, que as conquistas também são deles.

Veja algumas iniciativas que podem ser consideradas:

Envolva-os: Os funcionários precisam participar das decisões e do progresso da empresa. Escutar suas sugestões sobre políticas e decisões administrativas que os afetarão fará com que se sintam valorizados.

Converse com eles: A comunicação é um fator chave, especialmente para manter sua equipe atualizada sobre os últimos acontecimentos da empresa. Para isso, organize reuniões ou envie informativos regularmente por e-mail.

Comemore o que é bom: é importante para os funcionários que seu trabalho seja reconhecido, por isso deve-se comemorar as conquistas alcançadas. Incentivos e reconhecimentos públicos são boas opções.

Facilite a rotina: Se seus funcionários encontrarem muitos obstáculos para levar adiante suas tarefas, sua motivação e produtividade serão afetadas. Ofereça ferramentas e materiais essenciais e busque formas de simplificar o dia-a-dia, ouvindo sugestões das pessoas envolvidas.

 Dê o exemplo: Se você quer que seus funcionários trabalhem duro e se comprometam com o que fazem, deve demonstrar a mesma dedicação. A melhor maneira de guia-los rumo ao sucesso é através do exemplo.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta