Qual será o efeito da Computação em Nuvem em TI?

10 de Maio de 2013 Por SAP Blogs 0

Computação em Nuvem

A Computação em Nuvem está causando uma mudança na concepção da tecnologia da informação e portanto, no funcionamento dos departamentos de TI. O impacto é cada vez maior. As versões sobre a possível incidência são muitas, mas todas coincidem em que a área de TI estará agora integrada às decisões importantes e estratégicas da empresa e não terão somente funções relacionadas estritamente com a tecnologia.

Esta são algumas das mudanças mais notáveis que se darão nos departamentos de TI:

1. Infraestrutura: É a mudança mais notável e implica uma enorme redução da infraestrutura já que a informação começa a armazenar em servidores virtuais. Isso otimiza o espaço e gera uma economia na manutenção e a instalação.

2. Habilidades de trabalho: Os profissionais de TI deverão se capacitar para aprender a desenvolver, provar e instalar as aplicações na nuvem ao invés de realizar esta tarefa em máquinas físicas.

3. Plataforma como serviço (PaaS): Se reduzem de forma significativa os custos, os riscos, a complexidade, avaliação, compra e manutenção de aplicações de negócio.

4. Gestão de dados: Hoje são investidos muitos recursos para conseguir que as aplicações de negócio sejam escaláveis. Ao subir a informação à nuvem, as bases de dados são flexíveis e os processos mais transparentes. O papel do administrador de base de dados terá que se adaptar à tecnologia na nuvem e muitas de suas tarefas do dia a dia irão desaparecendo.

5. Segurança: É importante escolher um fornecedor de Computação em Nuvem que disponha de profissionais especialistas que possam garantir a segurança de nossa informação.

O Cloud Computing gerará uma transformação na forma de fazer negócios e oferecerá à companhia a flexibilidade necessária para se adaptar às mudanças. Otimizará os recursos e dará assim a possibilidade de destinar o capital financeiro e humano a atividades mais produtivas para toda a empresa.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta