Soccer team in a huddle

Gestão de estoque: O caso da Fogo de Chão

16 de Setembro de 2013 Por SAP Blogs 0

Um dos grandes desafios das empresas em crescimento acelerado é a entrega em tempo e forma de seus produtos, sem a perda da qualidade no serviço. Por isso, a gestão correta do estoque é uma ferramenta estratégica para se posicionar de maneira competitiva no mercado.

Fogo de chao

Uma gestão ativa e bem-feita do inventário pode maximizar o retorno do investimento, pois permite:

  • Determinar se a matéria-prima segue os padrões de qualidade da empresa, o que elimina falhas no produto final e aumenta o nível de satisfação dos clientes;
  • Acompanhar as tendências de comportamento dos consumidores. Conhecer a fundo o consumidor permite eliminar gastos desnecessários e dá a possibilidade de uma revisão profunda da política de preços;
  • Aumentar a disponibilidade dos produtos e/ou serviços. Em um mundo tão rápido como o atual, a falta de resposta da empresa pode ser determinante para a decisão de compra e a renovação de um contrato. Acredita-se que recuperar um cliente pode custar até cinco vezes mais que captar um novo. No entanto, um cliente satisfeito, além de falar bem da empresa, permite um maior poder de negociação a cada renovação.
  • Adequar-se rapidamente a mudanças legislativas ou a padrões internacionais. Conhecer a fundo cada parte do processo de seu produto ou serviço permite efetuar mudanças com a menor perda possível ou expandir o seu negócio para outros países em menor tempo.

Foi assim que a churrascaria Fogo de Chão conseguiu se tornar uma das PMEs brasileiras de maior projeção internacional. Com oito restaurantes no Brasil (nove até o fim de 2013) e 19 nos Estados Unidos (22 até o fim do ano), a empresa posicionou o típico churrasco gaúcho como comida de alto nível através do atendimento personalizado, excelência de qualidade e gerenciamento do seu estoque.

A gestão apropriada garantiu ao restaurante Fogo de Chão o prêmio de excelência da Wine Spectator ano após ano desde 2002, e fez com que hoje seja considerado um dos melhores restaurantes dos EUA, segundo a Zagat .

Interessado em administrar melhor o seu estoque? Siga a @SAPBrasil no Twitter e acelere a sua empresa!

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta