Soccer team in a huddle

As vantagens de levar sua PME à nuvem

24 de Setembro de 2013 Por SAP Blogs 0

Certos fatores que causam a saturação de alguns mercados impulsionam as empresas a focarem cada vez mais no aumento da eficiência e da competitividade, assim como na redução de custos. Pensando nisso, as companhias investem em tecnologias, como a computação em nuvem, peça chave na conquista de tais objetivos.

Esta tecnologia já não é uma exclusividade de grandes empresas, o cloud-computing vem sendo incorporado na maioria das PMEs ao redor do mundo. A solução pode ser uma opção econômica e funcional para os negócios.

Uma das principais vantagens do uso da nuvem em uma PME é a redução de gastos, decorrente da economia em despesas com softwares e hardwares.

A partir desta vantagem, o uso do cloud-computing estimula o usuário a procurar novos serviços que, se bem gerenciados, podem trazer significantes ganhos produtivos nas estruturas de TI da empresa, que seguramente irão refletir em outras áreas do negócio, inclusive na geração de novos negócios.

Segundo Luciano Toledo, professor do curso de admnistração da Universidade Mackenzie, a transição para a nuvem só não seria bem sucedida no caso do mal preparo de funcionários e da falta de conhecimento dos benefícios.

Um estudo da Oxford Economics, em parceria com a SAP mostra que 35% das migrações a nuvem são dificultadas pela falta de compreensão organizacional dos benefícios. Outros 19% citam a relutância dos funcionários para produzir sistemas de monitoramento de TI.

Na opinião do professor “a computação em nuvem é um investimento a longo prazo que pode melhorar a produtividade empresarial. No caso das PMEs, é prudente lembrar que o comprometimento dos colaboradores e a escolha da nuvem é fundamental, não esquecendo que o mercado é competitivo e variáveis incontroláveis são comuns. Assim, o sucesso da empreitada na nuvem é mais uma questão de escolha e aplicação do que simplismente seguir uma receita”.

Para uma empresa chegar ao topo, o primeiro passo é transportá-la para a nuvem. A sua PME já adotou a cloud-computing? O que você está esperando?

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta