O setor de RH impulsiona o desempenho da CEMIG

27 de Setembro de 2013 Por SAP Blogs 0

Uma empresa sem material humano não funciona. Executivos, colaboradores  e funcionários são a chave para crescimento de qualquer negócio. Investir em tecnologias para aprimorar a gestão de processos de recursos humanos melhora o desempenho e a qualificação desses profissionais.

executive-hr-jobs

A Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG) é uma das maiores fornecedoras de energia elétrica do Brasil, atuante em 23 estados e no Chile. A empresa conta com mais de 8.800 funcionários e é o terceiro  maior grupo gerador de energia no país, formado por 67 hidrelétricas, térmicas e eólicas.

Em atividade em vários estados brasileiros, com colaboradores espalhados pelo país inteiro, a empresa precisava adotar uma ferramenta mais robusta de gerenciamento de recursos humanos.

A necessidade de gerir informações para um controle mais efetivo e integrado, ganhando em performance e agilidade no relacionamento com os profissionais da empresa,  fez com que a CEMIG decidisse investir na implementação do SAP ERP Human Capital Management (HCM) para otimizar os processos de gestão do setor de RH.

“Tivemos uma agilidade operacional imensa, antigamente demorávamos cerca de quatro noites inteiras para rodar a folha de pagamentos de todos os funcionários. Hoje, conseguimos fazer em um dia e até imprimir de forma segmentada quando necessário” afirmou Paulo Márcio, Analista de TI do HCM da CEMIG.

“Com o sistema, a empresa tem uma qualificação profissional muito maior, o que potencializa os ganhos e aumenta em no mínimo 25% a produtividade e a performance” comentou Marcelo Grossi, Analista de TI do HCM da CEMIG.

Com a implementação do HCM, também foi criado o Portal RH Fácil da CEMIG, que auxilia o contato entre colaboradores e o setor de RH, gerando documentos, como contracheques e registros. Sebastião Mendes, usuário-chave da ferramenta, conta que “a partir do momento em que a ferramenta foi utilizada pela primeira vez, vimos que tudo seria mais ágil. Hoje, o setor de RH realiza praticamente todos os seus atendimentos por meio do Portal, sem a necessidade de atendimentos pessoais”.

Os benefícios após a implantação das ferramentas foram rapidamente percebidos. Além do ganho em velocidade, questões como o retrocálculo de pagamento, centralização do manuseio de informações e potencialização e alocação de colaboradores são algumas das vantagens obtidas com o HCM.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta