Soccer team in a huddle

Virada de Mestre EP 04: Finanças

16 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

O quarto episódio do primeiro reality show do franchising no Brasil terá foco total nas finanças da empresa vencedora do programa, o Centro Britânico.

Neste episódio, a empresa Blue Numbers será a responsável pelas análises e transformações no setor financeiro da franqueadora. O episódio também irá mostrar que quantidade de informações não significa qualidade na análise de dados, um problema recorrente nas empresas brasileiras.

“O financeiro foi trabalhado de maneira secundária por algum tempo. Hoje, por exemplo, existem setores que nós não conhecemos o quanto custam e quanto trazem de receita”, comentou Bruno Gagliargi, gestor do Centro Britânico.

A partir disso, a consultoria se reuniu com a equipe do instituto para conhecer a estrutura financeira, os controles e principalmente para identificar as ferramentas que precisam ser implantadas para otimizar os processos na rede de franquias.

Segundo Gagliargi, o setor financeiro nunca foi o setor mais eficiente da escola de idiomas. O foco sempre esteve em outras áreas, enquanto as finanças eram deixadas em segundo plano.

“Quando falamos de uma rede de franquias, os maiores problemas que encontramos são os franqueados que geralmente são muito diferentes um do outro. Alguns focam mais no financeiro, outros não” disse Márcio Iavelberg, consultor da Blue Numbers.

O primeiro passo para a transformação financeira é estruturar as informações dentro da franqueadora para que depois seja possível treinar e solicitar informações da rede de franqueados. Os detalhes das demonstrações de resultado (receitas, despesas e resultados) são de suma importância para o desenvolvimento do setor, pois com base nessas análises a consultoria irá desenvolver o custo do produto e criar um planejamento orçamentário para os próximos cinco anos.

O segundo passo é aperfeiçoar o fluxo de caixa e controlar as entradas e saídas de verbas da empresa diariamente. E o terceiro passo seria trabalhar com os custos, averiguar os preços dos serviços e produtos adquiridos pela empresa e por quanto estão sendo repassados aos clientes.

Após finalizar os três passos a consultora pretende realizar um treinamento de finanças para toda a rede de franqueados para igualar o nível de conhecimento da franqueadora com os franqueados.

Assista os próximos episódios do Virada de Mestre e fique por dentro das transformações que as 12 consultorias irão realizar no Centro Britânico que também podem servir para o seu negócio.

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta