Soccer team in a huddle

Design Thinking: uma nova abordagem de inovação para os negócios

22 de Outubro de 2013 Por SAP Blogs 0

O primeiro contato do cliente com a marca, mesmo que seja instintivo, é extremamente visual. O design, as cores, os traços e tudo que afeta a aparência da empresa e do produto é de grande influência para que o cliente se sinta familiarizado com a marca.

Design Thinking

O conceito de pensar estrategicamente no design de uma empresa consiste em fazer com que as ideias sejam criadas, testadas e construídas em conjunto com as pessoas que serão impactadas pelas mesmas.

A flexibilidade é uma das palavras mais usadas quando se trata de Design Thinking. Um projeto nunca é definitivo ou insubstituível, os profissionais da área sempre buscam que tal experiência seja significativa e agradável.

Uma boa estratégia de negócios associada ao Design Thinking pode ser altamente vantajosa para agregar valor a uma marca. O desenvolvimento de estratégias direcionadas ao público alvo cria diferenciais preciosos para as empresas: a aproximação e a simpatia dos clientes com a marca.

Inovação e Design Thinking estão fortemente vinculados, é praticamente impossível falar de um sem citar o outro. Ambos partem do principio de renovar e atualizar os processos de uma empresa, visualmente ou tecnicamente.

A importância do design já foi percebida há bastante tempo por um dos gênios do mundo dos negócios. “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostrar para elas. Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona” disse Steve Jobs, à BusinessWeek em 1995.

Dita 18 anos atrás, a frase do antigo CEO da Apple se aplica à definição de ‘Design Thinking’ criada por Tim Brown, CEO da Ideo e um dos grandes cérebros do mercado atual.

“O Design Thinking pode identificar um aspecto de comportamento humano, e depois convertê-lo em benefícios para o consumidor, além de adicionar valor ao negócio.” comentou Brown.

Estratégias esteticamente impecáveis, inovadoras e voltadas a experiências realizadas com o público alvo, entrelaçadas a um minucioso processo de inovação, são infáliveis para o crescimento de uma empresa.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta