Como o Marketing pode impactar as receitas através do Big Data

6 de Novembro de 2013 Por SAP Blogs 0

A área que um dia foi subestimada pelas empresas, hoje é um elemento chave para o sucesso das vendas.

big-data1

O fato que alavancou o setor é que os compradores já não contam com os representantes de vendas como os detentores de informações. Os consumidores agora fazem sua própria investigação e tiram suas conclusões sobre um produto ou serviço sem a participação de vendedores. É nesse momento que uma boa estratégia de marketing precisa atuar.

No decorrer dos últimos anos os consumidores estão cada vez mais bem informados. Dados, notícias e informações sobre qualquer tipo de serviço ou produto podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar.

De acordo com a conferência Sales 2.0 “70% das decisões de compra de um cliente são feitas com base em informações encontradas on-line, bem antes do envolvimento de um vendedor na transação”.

Devido a esse cenário, as empresas começaram a buscar novas alternativas, pois o poder de venda já não era o mesmo que antes, e os vendedores já não tinham tanta influência sobre as decisões dos clientes. Atualmente, as principais fontes de informação dos consumidores são os sites e as redes sociais, por dois simples motivos: utilidade e imparcialidade.

Os representantes de vendas precisam ocupar uma nova função nas empresas: eles precisam ter um conhecimento profundo sobre a clientela. O que os consumidores buscam, o que sabem e o que pensam sobre a empresa são algumas das questões que os vendedores precisam esclarecer a si mesmos no momento de fazer uma venda.

É necessário compreender o pensamento e os desejos do cliente para poder analisar o comportamento do mesmo no momento de fazer uma compra. A tarefa não é fácil, pois existem milhões de clientes que desejam e pensam de forma distinta, gerando milhares de dados que precisam ser analisados a fundo pelas empresas.

Com a ajuda das soluções de Big Data, as empresas podem analisar os dados analíticos e transacionais através do SAP Business Suite em conjunto com uma ferramenta CRM para desenvolver estratégias de marketing para fidelizar e conquistar novos clientes para o seu negócio.

O futuro dos seus negócios passa pelo Big Data, não fique para trás e analise todas as possibilidades de negócio para otimizar o setor de marketing da sua empresa.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta