Como construir uma estratégia de mobilidade

20 de Novembro de 2013 Por SAP Blogs 0

A mobilidade é uma realidade que está transformando radicalmente o mundo dos negócios, já que tanto funcionários como clientes podem estar conectados às empresas em qualquer momento e lugar. Isto representa oportunidades, mas também grandes desafios.

estratégia de mobilidade

Um estudo do IDC mostra que 77% das empresas dos Estados Unidos e Europa disponibilizam smartphones a seus funcionários e 49% delas oferecem também tablets. Com base neste cenário, os líderes do departamento de IT têm uma grande responsabilidade: criar plataformas e ferramentas que explorem ao máximo as possibilidades de obter benefícios, mas com um forte foco na diminuição dos riscos.

Que devemos considerar para alcançar uma estratégia de mobilidade sólida?

  1. Definir um objetivo único que guie essa transição rumo à mobilidade.
  2. Contabilizar os resultados da implementação.
  3. Cuidar da segurança dos dados da empresa incorporando a utilização de dispositivos pessoais (BYOD: traga seu próprio dispositivo) dos funcionários, que muitas vezes utilizam as redes da empresa sem levar em consideração as políticas de segurança.
  4. Capacitar a equipe para que aperfeiçoem o uso de seus dispositivos móveis utilizando os aplicativos da empresa.
  5. Não perder foco do objetivo principal da empresa: satisfazer os desejos de seus funcionários e as necessidades de seus clientes.

O maior desafio é traçar objetivos viáveis em longo prazo que considerem esse cenário de mobilidade empresarial, que está sempre em constante movimento, sem descuidar da segurança dos dados da empresa nem da satisfação de seus funcionários. Se as decisões são tomadas de forma estratégica e considerando estes desafios, a mobilidade se transforma em um aliado com potencial ilimitado.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta