CPG: criatividade e racionalidade na medida certa

20 de Dezembro de 2013 Por SAP Blogs 0

Transformar-se em líder da indústria de produtos de consumo (CPG, ou Consumer Packaged Goods) não é algo simples. Este setor possui certas propriedades que dificultam a liderança e aumentam a rivalidade entre as empresas, como a amplitude dos consumidores e a grande variedade de produtos.

Consumer Packaged Goods

Para triunfar neste setor, uma boa estratégia é seguir o caminho da inovação. E considerando que para inovar é preciso mentes abertas, as empresas devem investir na formação de líderes capazes de conseguir uma fusão equilibrada entre o lado criativo e racional.

Algumas características que os líderes de CPG devem reunir são:

  • Estar focado no consumidor: já que esta indústria está baseada em produtos de consumo diário, todo dia é uma nova oportunidade para ganhar consumidores. Os líderes devem inovar na forma de captar novos compradores e se esforçar para manter os clientes satisfeitos.
  • Ser apaixonado pela marca: todo líder tem que vestir a camisa da empresa e defendê-la na presença dos consumidores. Só assim ele pode projetar em longo prazo e desejar um crescimento verdadeiro da empresa.
  • Ser criativo: contribuir com novas ideias alinhadas com os objetivos do negócio é a chave para que um líder se diferencie do resto. Além disso, ele deve criar um ambiente agradável para que os outros colaboradores sintam a liberdade para opinar e aperfeiçoar essas ideias.
  • Possuir conhecimentos técnicos: a criatividade deve partir de conhecimentos sólidos sobre o mercado, já que não contar com informação precisa resulta em desvantagem diante dos concorrentes.

A indústria de CPG é um terreno delicado para os executivos das empresas, mas é isso que faz com que os verdadeiros líderes apareçam. Desenvolvendo os dois hemisférios do cérebro, os líderes desta complexa indústria podem tomar as rédeas da empresa, conseguir um grande crescimento e inspirar terceiros. É disso que o mercado precisa. E a pergunta é: quantas empresas estão fazendo isso?

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta