SAP e Endeavor lançam ferramenta online que compara o ambiente empreendedor em vários países do mundo

23 de Dezembro de 2013 Por SAP Notícias Brasil 0

O projeto pretende ser uma fonte de conteúdo para empreendedores, Governo, imprensa e outras organizações relacionadas ao empreendedorismo

São Paulo, Brasil – A SAP, líder mundial no mercado de software empresarial, e a Endeavor Brasil, em parceria com a UNCTAD (ONU), lançam o Observatório do Empreendedorismo. A ferramenta online e gratuita para consulta pretende ser a maior plataforma de conhecimento sobre o ambiente empreendedor do Brasil, reunindo dados de diversos relatórios internacionais como: Banco Mundial, Global Entrepreneurship Monitor, Fórum Econômico Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros. Como um material complementar, as organizações também desenvolveram um relatório* que apresenta alguns casos de melhores práticas que podem ser replicadas por organizações, governos e universidades.

A partir de um software de análise de informações desenvolvido pela SAP, a ferramenta online fica hospedada no portal Endeavor, onde os interessados podem visualizar, por exemplo, a situação do Brasil em relação ao ambiente empreendedor em outros países. O Observatório analisa 35 indicadores, baseados nos seis eixos determinantes para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, mercado, acesso a capital, inovação, capacitação e cultura.

Utilizando sua solução de análise inteligente de dados, a SAP criou a ferramenta online, que possui uma interface simples de ser utilizada e que permite a visualização, por meio de gráficos comparativos, de vários indicadores essenciais para o empreendedor. Para a comparação com o Brasil, foram selecionados países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos – estes por serem referências quanto ao assunto empreendedorismo. Dessa forma, uma das visualizações possíveis é mensurar, por exemplo, qual é a intenção de empreender do brasileiro, do argentino ou de outras populações; assim como examinar quantos dias são necessários para se abrir uma empresa nos países comparáveis.

Os dados reunidos proveem de fontes diferentes que, pela primeira vez, poderão ser comparados entre si. A padronização das escalas foi um processo importante na criação da ferramenta, pois existem inúmeros dados e referências destinados a identificar os problemas do ambiente empreendedor de um país, mas estes permanecem dispersos em diferentes fontes e relatórios. Além disso, estão geralmente dissociados das soluções possíveis já criadas por formuladores de políticas públicas. Dessa forma, para facilitar a análise e comparação, os dados foram padronizados para uma escala que varia entre 0, o pior cenário possível, e 10, o melhor; e compreendem o período de 2000 a 2012.

O observatório foi criado a fim de reunir e comparar dados de diversas fontes especializadas, e apresentar exemplos de melhores práticas, nacionais e internacionais. Seu objetivo contribui para o propósito da Endeavor de auxiliar a criação de políticas públicas direcionadas ao empreendedorismo e, assim, promover um ecossistema mais favorável a abertura e crescimento de negócios no país.

“O Brasil tem uma das culturas mais empreendedoras do mundo, mas tem desafios enormes que impedem a criação de empresas de alto crescimento. Queremos disponibilizar em um único canal todas as informações necessárias para dar suporte a outras organizações que compartilham conosco o desejo de desenvolver o país através empreendedorismo”, diz Pamella Gonçalves, gerente da área de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor.

A SAP investe no desenvolvimento de novos talentos, em empreendedorismo e inovação. A empresa acredita que estes são fatores primordiais para uma sociedade mais justa e sustentável.  “A SAP fomenta a inovação e o empreendedorismo no Brasil e acredita que a ferramenta é uma importante fonte de informação para o empreendedor alcançar um ambiente mais favorável para o seu negócio. Por isso, estamos muito satisfeitos em participar desse projeto com a Endeavor, explica Cristiana Brito, diretora de Comunicação da SAP Southern Latin America (SoLA).

A SAP tem uma parceria global de longo prazo com a Endeavor.  No Brasil, em novembro de 2012, as organizações criaram o projeto SAP Expoentes, cujo objetivo é oferecer oportunidades para empreendedores, por meio do acesso a uma plataforma digital do programa que oferece recursos como mentores, orientações de como obter capital, formar talentos, buscar ferramentas para melhorar a gestão de seus negócios e outros conteúdos. “Os empreendedores podem se beneficiar por meio da melhoria da gestão de seus processos e ter mais recursos tecnológicos para inovar e prosperar. Além disso, o fato de receber conselhos e ter contato com profissionais experientes, que já passaram por diversas situações, podem contribuir muito com a expansão do negócio dos novos empresários”, conclui Cristiana.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil, desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores, e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/

Sobre a SAP

Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a cerca de 251 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da SuccessFactors) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no Twitter @SAPNotíciasBR.

 

 

 

Informações à imprensa

Endeavor

Stella Roncato – stella@endeavor.org.br

Vanessa Liebl – vanessa@endeavor.org.br

(11) 4504.2468/2475

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406

Raquel Arruda, rarruda@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0354

Jésika Bassanezi, jbassanezi@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

SAP Brasil

Cris Brito, cris.brito@sap.com, Tel. 11 5503-3138

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

 

 

 

Baixar versão PDF

 

Tags: ,

Deixe uma resposta