Quer se transformar em um líder de opinião?

30 de Dezembro de 2013 Por SAP Blogs 0

As pessoas que exercem a chamada “liderança de opinião” (thought leadership) têm uma característica particular: a capacidade de dar as melhores respostas às perguntas de seus clientes.

272532_l_srgb_s_gl

Não é apenas uma voz autorizada nos assuntos abordados. Os líderes de opinião também têm a capacidade especial de convencer as pessoas de que o conteúdo deles é o mais inovador, e podem fazer com que tanto a empresa como o setor a que pertencem cresçam.

Um líder de opinião é visto como especialista em seu mercado e atua como um “catalisador de mudanças”, promovendo uma visão inovadora sobre como fazer as coisas.

Mas é importante fazer a seguinte pergunta: o líder nasce ou se faz? Sem dúvida, existem qualidades inatas, mas grande parte pode ser aprendida com trabalho e empenho.

Como é possível adquirir esta capacidade de influenciar os outros?

  • Identifique as perguntas feitas pelos clientes.
  • Esforce-se para responder estas perguntas de forma simples e agregando valor para a audiência.
  • Use diferentes meios e canais para responder.
  • Transmita os conteúdos de maneira inovadora, tornando-os mais interessantes.
  • Estimule a interação dos clientes com o conteúdo da empresa.

As organizações que contam com profissionais com capacidade de liderança serão mais capazes de se destacar e ganhar exposição (share of voice), estabelecer uma aliança de colaboração com os stakeholders e posicionar a empresa como fonte de informação confiável.

O ponto de vista do líder de opinião geralmente tem mais força que os demais porque ele é capaz de convencer as pessoas de que aquela é a melhor solução diante de um problema. Por tudo isso os líderes de opinião são aqueles que sempre carregam as bandeiras das transformações mais importantes.

Você está pronto para se transformar em um deles?

Tags:

Deixe uma resposta