Big Data em ação

20 de Janeiro de 2014 Por SAP Blogs 0

Desde que nasceu, o conceito de Big Data se tornou um elemento de transformação social. E as mudanças não param: cada dado transforma os que virão em seguida.

Big Data

À primeira vista, pode parecer que os grandes volumes de dados só servem para as empresas analisarem informação específica, mas o Big Data se tornou um elemento que atualiza e transforma toda a sociedade. Mas, concretamente, onde ele está?

Vejamos o Big Data em ação:

No seu bolso

A informação dos consumidores se transformou em ouro virtual. Hoje, as empresas podem analisar e avaliar o comportamento dos seus clientes para gerar promoções e experiências de compra personalizadas.

Como resultado, o marketing está ficando cada vez mais específico e os comerciantes oferecem preços diferenciados para clientes distintos.

Na voz do povo

Quando Barack Obama ganhou as eleições em 2012, Big Data foi um fator crucial de sua campanha, conhecida como a primeira “Campanha presidencial Big Data”.

Os assessores de Obama coletaram e analisaram os dados dos eleitores, em lugar de se basear nas típicas pesquisas de intenção de votos ou bocas de urna.  A forma de conhecer a opinião da população sofreu uma revolução, estabelecendo um antecedente que promete transformar a maneira de fazer política.

Na educação

As provas padronizadas de múltipla escolha, as avaliações de nível e as estatísticas em tempo real ajudam a identificar os perfis dos estudantes e, assim, avaliar e melhorar os métodos de ensino.

Deste modo, as instituições educacionais podem acompanhar melhor os estudantes e oferecer programas educativos inovadores.

Na saúde

Quantas pessoas sofrem de uma doença? Que hábitos deveriam melhorar? Onde faltam remédios?

A proliferação de smartphones e outros dispositivos de monitoramento pessoal armazenam informação pessoal sobre os cuidados e hábitos de saúde. A análise desses dados permite desenvolver estratégias para orientar os indivíduos a tomar decisões mais saudáveis e prever as possibilidades de contágio.

Big Data não está somente na coleta de dados. É qualquer massa de informação, e isto faz com que seja parte da vida cotidiana de todos. Mas não se desespere: a tendência é compartilhar informação unicamente de maneira consentida, ao mesmo tempo que aumentam as políticas de privacidade divulgadas entre os próprios usuários.

Aproveitar o enorme potencial de dados coletados e adicioná-los a uma boa gestão organiza cada uma das esferas sociais e ainda simplifica a vida! Este volume desconhecido de números e referências se tornou um tesouro das sociedades modernas.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta