Cultive a comunidade de sua marca

18 de Fevereiro de 2014 Por SAP Blogs 0

A comunidade é um dos elementos com maior capacidade de levar uma empresa adiante.

Social Media

De maneira simplificada, esse grupo é a soma total dos interessados na marca. Ou seja, engloba não apenas os atuais clientes, como também aqueles com vontade de aprender mais sobre os produtos e serviços, mas que talvez não tenham uma necessidade imediata de comprar.

Algumas companhias são conhecidas pelo sentimento de pertencimento que geram entre seus consumidores, estabelecendo uma forte identificação. Como outras marcas menores e mais jovens no mercado podem explorar o poder da comunidade?

No mundo conectado, onde é preciso gerenciar contas no Facebook, Twitter e o que parecem ser milhares de outros lugares, a idéia de comunidade pode parecer bastante indefinida. Isso porque é difícil para muitos empresários imaginarem a “solidez” da esfera online em termos significativos.

Neste espaço com tantos canais de comunicação, algumas táticas podem otimizar esse relacionamento.

1) Enfocar na relevância: Em vez de tentar atingir uma ampla comunidade, comece buscando aqueles que são mais propensos a comprar seu produto/serviço, agora ou no futuro próximo. Além disso, por meio das redes online, pesquise onde o seu público-alvo emprega seu tempo, e invista lá primeiro.

2) Envolver mais do que promover: Compartilhe suas histórias, idéias e informações, mas garanta que a comunidade esteja fazendo parte da conversa. Faça mais perguntas, construa mais espaços de depoimentos e casos, convide-os a participar.

3) Iniciar: Mesmo que o seu começo seja pequeno, não perca a oportunidade de construir uma comunidade, mergulhando de cabeça na iniciativa.

Essa tarefa começa pela base, formulando produtos e serviços que satisfaçam os clientes. Este processo exige que as marcas estejam preparadas para reconhecer suas deficiências e responder de forma transparente diante das adversidades.

A construção da comunidade da marca é um trabalho que exige esforço e dedicação, mas vale a pena, porque depois de erguida e cultivada, ela tenderá a ficar ao seu lado nos momentos bons e difíceis, representando uma das ferramentas mais poderosas do mundo conectado.

 

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta