Antecipe o futuro do marketing digital

6 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

Estamos vivendo a revolução digital. As ferramentas à nossa disposição transformaram a maneira como nos comunicamos, realizamos negócios, buscamos informação e nos transportamos em relação a uma década atrás.

porque-usar-marketing-digital

Essa revolução trouxe oportunidades sem precedentes para os negócios através da imensa quantidade de informação que é gerada na internet. A cada minuto, são enviados cerca de 204 milhões de e-mails, mais de 100 horas de vídeos são subidos no YouTube, mais de 3 milhões de itens são compartilhados no Facebook, e são feitos mais de 100 mil tweets.

Atividades rotineiras que realizamos on-line são todas aproveitadas pelo Big Data, sendo coletadas e armazenadas para análise. “Aqueles que têm acesso e controlam as plataformas têm a maior e mais poderosa fonte  de informação sobre o comportamento humano que ninguém jamais teve na história da humanidade. (…) E essa é a informação que eles usarão para os seus fins , quaisquer que possam ser. “, disse Mark Andrejevic , vice-diretor da Universidade do Centro de Queensland para Estudos Críticos e Culturais na Austrália , especialista em vigilância e internet.

Contudo, como o  volume de dados adicionados à web continua se multiplicando, torna-se cada vez mais complexo para os profissionais de marketing definirem seu público-alvo, o tipo de anúncios e quando transimití-los. Para lidar com este desafio, as empresas hoje estão construindo modelos sofisticados de acesso e análise das informações dos usuários.

Uma das novas formas de coleta de dados vem da Internet das Coisas. Ela poderá fornecer um extenso e detalhado perfil dos indivíduos, que poderá ser acessado, analisado e combinado com sua atividade on-line para personalizar as ofertas. As empresas poderão utilizar este conteúdo para mapear e prever as decisões que um consumidor poderá fazer, antecipando-se à sua busca e oferecendo o que ele irá necessitar ou desejar.

Portanto, não será suficiente para as empresas saberem o que o consumidor vai querer. O diferencial será saber quando é mais provável que ele queria tais coisas. Além de estabelecer conexões com a marca, criando uma experiência única com cada cliente para aumentar a fidelidade e a memória da marca.

Outro desafio que deverá ser enfrentado pelo marketing digital é a segurança dos dados acessados. As empresas deverão  se responsabilizar pelo conteúdo a seu dispor, adotando políticas de transparência, que esclareçam aos usuários como as informações pessoais estão sendo tratadas, e garantido a sua privacidade.

Antecipe-se ao futuro do mercado digital com ferramentas como Big Data e Internet das Coisas e se prepare para oferecer a melhor experiência do cliente.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta