Comece pequeno, pense grande

13 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

As pequenas e médias empresas são uma força essencial na geração de empregos, inovação, e crescimento econômico. Mas muitos empreendimentos enfrentam dificuldades em lidar com as adversidades e prosperar no mercado.

banner_crescimento

Uma nova tendência do mercado é o fortalecimento da união entre os fornecedores e as grandes empresas compradoras. Com a terceirização, o setor de compras tornou-se ainda mais estratégico para a redução de custos e para a melhoria do atendimento ao cliente final. Essas exigências transformaram a Gestão das Relações com Fornecedores (Supplier Relationship Management).

É cada vez mais comum que grandes empresas realizem programas de capacitação com seus pequenos e médios clientes e fornecedores. O objetivo é gerar ganhos de eficiência e produtividade para todos. Estes programas promovem a melhoria das cadeias produtivas, com a qualificação em diversas áreas de gestão.

No Brasil, Pão de Açúcar, Suvinil, Cisco, Yamana, Carrier e Tigre são exemplos de companhias que ajudam negócios emergentes em aspectos fundamentais de gestão.

Aprenda algumas das lições básicas aprendidas pelas PMEs com as grandes empresas:

1. Qualidade

Padronizar os procedimentos e processos, agilizar o desenvolvimento de produtos e obter certificados de qualidade são base para garantir o bom desempenho dos negócios.

 2. Eficiência

Para assegurar que os processos sejam eficientes é necessário organizar o fluxo de trabalho, estabelecer regras claras e educar os empregados a evitar perdas de tempo e desperdício de material.

3. Recursos Humanos

Os jovens profissionais apresentam grande disposição para aprender e se formar na cultura da empresa. Além disso, é importante oferecer capacitação constante em distintas áreas e estabelecer  programas de mentoria, unindo empregados veteranos e novos.

 4. Inventário

Para aumentar a rotação de inventário é importante classificar os produtos de acordo a seu grau de relevância, estabelecer uma política de comissões para motivar os vendedores e  analisar o perfil do cliente a fim de produzir mensagens personalizadas.

 5.       Preço

Há três pontos a se levar em conta para encontrar o melhor preço: considerar todos os gastos fixos e variáveis como parte do custo, escapar da guerra de preços do mercado e verificar quanto o cliente está disposto a gastar por seu produto.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, pensar grande pode garantir e aumentar o sucesso do seu negócio.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta