Use as mídias sociais para fortalecer sua PME

20 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

Os consumidores estão mais empoderados a cada dia na economia global. Neste cenário, as  pequenas e médias empresas são desafiadas a encontrar novas maneiras de se destacar da concorrência, criar laços mais fortes com seus clientes, e aumentar o crescimento de seus negócios. A inovação tecnológica tem sido um instrumento fundamental para obter vantagens competitivas.

Social Media

Embora as expectativas e ênfase em tecnologias específicas variem conforme a indústria e localização, a tendência geral é clara: a mídia social está ajudando as PMEs a se aproximarem mais de seus clientes, e por sua vez, crescer seus negócios. Pesquisa recente da SAP Global para PMEs com a Oxford Economics mostra os benefícios das redes sociais para as empresas, sendo que  39% dos entrevistados mencionam o fortalecimento da relação com os clientes, 63% citam a expansão doméstica e global, e 49% tem notado a expansão de produtos e ofertas de serviços.

Muitos consumidores preferem as PMES às marcas maiores pela possibilidade de envolvimento pessoal, engajamento e conexão. Para manter essas características no mundo conectado, as PMEs devem saber como aproveitar as novas ferramentas de comunicação digital.

Conheça cinco maneiras de usar as mídias sociais a favor de sua PME:

1 . Criar uma comunidade

As mídias sociais conectam as empresas com os consumidores interessados ​​nos produtos e serviços que oferecem. Com as plataformas corretas é possível ter acesso ao público mais relevante para a PME, permitindo que se envolva com seus principais clientes e construa comunidades.

2 . Expandir o alcance

As principais plataformas de mídia social, como Facebook, Twitter, Google+ e YouTube, chegam ao público de todo o mundo. Isto é especialmente importante para as PMEs que pretendem expandir seu negócio para além do público local.

3. Medir o sentimento do cliente

Ferramentas de monitoramento usam as analíticas para calcular como se sentem os consumidores, a partir de dados recolhidos nos sites.  Essas informações devem ser usadas para melhorar o envolvimento com o cliente e tomar decisões de marketing. Através dos resultados fornecidos pelas analíticas, as PMEs podem melhorar a segmentação de clientes, direcionar ofertas personalizadas, e aumentar oportunidades de venda.

4. Gerenciar a reputação da marca e identificar oportunidades

As estatísticas mostram que os consumidores baseiam grande parte de suas decisões de compra nas opiniões, comentários e recomendações de pessoas dentro (e mesmo fora) de seus círculos. Usando programas de gerenciamento de reputação on-line, as PMEs podem monitorar menções de suas marcas, produtos e serviços, e imediatamente participar dessas discussões. Envolver-se com os usuários dessa maneira pode ajudar a evitar comentários negativos, descobrir as necessidades não satisfeitas, e converter potenciais consumidores em clientes.

5. Aumentar o tráfego do site

As PMEs que  incluem links para seus sites em seus perfis das mídias sociais podem esperar um aumento no tráfego de qualidade, graças à combinação de conteúdo social e otimização dos dados pelo SEO (Search Engine Optimization).

O valor das mídias sociais para as PMEs é evidente. Ao permitir o fortalecimento do relacionamento com os clientes, expansão geográfica e aumento da oferta, esses canais se configuram como um elemento essencial para fomentar a inovação e aumentar a vantagem competitiva. Com as análises adequadas e as ferramentas colaborativas certas, as empresas podem superar os desafios e maximizar a implementação das estratégias de mídia social.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta