Otimize o desempenho da cadeia de suprimentos

28 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

Para as empresas de bens de consumo, a volatilidade da demanda excede em muito a da oferta, de modo que experimentam um acentuado descompasso na cadeia de produção.  Algumas das razões são o aumento da conectividade social e móvel, e as tecnologias de e-commerce, além da exigência do consumidor moderno de adquirir o que deseja o mais rápido possível.

titlepending FBO ID

A diferença pode ser muito elevada para ser compensada meramente com o estoque de segurança. Devem ser instituídos alguns ajustes no processo, para evitar que o déficit da cadeia de suprimentos seja grande o suficiente para deteriorar a qualidade do inventário, deixar produtos fora de estoque e reduzir os níveis de serviço.

1)      O objetivo final : uma cadeia produtiva adaptável

A cadeia deve ser capaz de assegurar e preservar a contínua e consistente oferta do produto, a fim de garantir a entrega do produto e as obrigações de serviço ao cliente, independentemente de interrupções de curto ou longo prazo. A solução depende dos princípios fundamentais de cada empresa, dos processos que sustentam esses princípios, e de que se adequem aos tipos de melhorias que compensem substancialmente os desequilíbrios do balanço da cadeia de suprimentos.

2)      Possibilidades de regulação

A chave encontra-se nos ajustes do processo para satisfazer necessidades de suprimento a longo prazo, de uma forma eficiente e econômica. Algumas estratégias são: encurtar o lead time de fornecimento através de uma abordagem mais equilibrada das fontes globais; melhorar o seu planejamento, através da adoção de ferramentas modernas e mais rápidas; e adicionar novas capacidades da cadeia de fornecimento mais rapidamente pela nuvem.

3)      Avaliando o desempenho atual

É claro que, antes de fazer ajustes, é preciso avaliar a performance atual em algumas áreas-chave para determinar se as inadequações na cadeia estão causando danos. Alguns itens que devem ser observados: agilidade da rede suprimentos; planejamento da procura e precisão das previsões; eficiência da gestão dos estoques;  consenso quanto aos gastos em todas as linhas do negócio.

4)      Ferramentas para atingir a adaptabilidade

Ferramentas que oferecem funcionalidades de melhoria em algumas áreas-chave podem contribuir para a adaptabilidade da cadeia de suprimentos:  identificação da procura, planejamento de operações e venda,  otimização e gestão do inventário,  visibilidade  dos custos.

As ferramentas de mídia social, análise de Big Data, computação em nuvem e tecnologias móveis trazem novas possibilidades para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos e alavancar o lucro do negócio e a qualidade do serviço oferecido ao cliente.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta